INSTAGRAM E ELEIÇÕES: OS STORIES DOS PRESIDENCIÁVEIS DO BRASIL EM 2018
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497741358Palabras clave:
Instagram, stories, campanhas digitais, redes sociais, eleições presidenciais 2018Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de uso dos stories do Instagram postados pelos candidatos à Presidência da República do Brasil em 2018. As nossas hipóteses de pesquisa são que os candidatos usaram os stories para enaltecer sua imagem pessoal e anunciar agenda de campanha (H1), e houve alto uso dos stories para divulgar bastidores; e baixo uso para propostas de campanha (H2). Os stories foram classificados em seis variáveis elaboradas: tema geral, tema específico, tema secundário, tipo de imagem, menção a partido e humor. Para isso, coletamos stories (N=2032) do aplicativo de rede social Instagram no período de 05 de setembro e 07 de outubro de 2018, compreendendo o primeiro turno das eleições. Procedemos a uma análise de conteúdo do tipo quantitativa e qualitativa por meio de um livro de códigos. Os resultados sugerem que os candidatos usaram a plataforma para gerenciar imagem pública e anúncio de agenda.Descargas
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