INSTAGRAM E ELEIÇÕES: OS STORIES DOS PRESIDENCIÁVEIS DO BRASIL EM 2018

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497741358

Parole chiave:

Instagram, stories, campanhas digitais, redes sociais, eleições presidenciais 2018

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de uso dos stories do Instagram postados pelos candidatos à Presidência da República do Brasil em 2018. As nossas hipóteses de pesquisa são que os candidatos usaram os stories para enaltecer sua imagem pessoal e anunciar agenda de campanha (H1), e houve alto uso dos stories para divulgar bastidores; e baixo uso para propostas de campanha (H2). Os stories foram classificados em seis variáveis elaboradas: tema geral, tema específico, tema secundário, tipo de imagem, menção a partido e humor. Para isso, coletamos stories (N=2032) do aplicativo de rede social Instagram no período de 05 de setembro e 07 de outubro de 2018, compreendendo o primeiro turno das eleições. Procedemos a uma análise de conteúdo do tipo quantitativa e qualitativa por meio de um livro de códigos.  Os resultados sugerem que os candidatos usaram a plataforma para gerenciar imagem pública e anúncio de agenda.

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Biografie autore

Rafael Cardoso Sampaio, Professor do Departamento de Ciência Política da UFPR

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR.

Gabriel Alexandre Bozza, UFPR

Professor de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Escola de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do UniBrasil Centro Universitário. Doutorando em Ciência Política (UFPR), pesquisador do INCT.DD, membro do COMPA-UFPR e GEIST-UFPR.

Murilo Brum Alison, UFPR

Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), membro do COMPA-UFPR e GEIST-UFPR

Djiovanni Jonas França Marioto, UFPR

Mestrando em ciência política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do grupo de pesquisa comunicação e participação política (COMPA). Bolsista Capes.

Tiago Borges, UFPR

Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ) e membro do grupo de pesquisa Comunicação e Participação Política (COMPA)

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Pubblicato

2020-12-02

Come citare

Sampaio, R. C., Bozza, G. A., Alison, M. B., Marioto, D. J. F., & Borges, T. (2020). INSTAGRAM E ELEIÇÕES: OS STORIES DOS PRESIDENCIÁVEIS DO BRASIL EM 2018. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497741358

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres