DE LOLA PARA LOLETES: A MULHER NEGRA NAS EMBALAGENS DE COSMÉTICOS CAPILARES

Autores/as

  • Flávia Mayer dos Santos Souza Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes https://orcid.org/0000-0003-3724-8109
  • Maria Nazareth Bis Pirola Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
  • Juliana Bellia Braga Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497740339

Palabras clave:

Mulher Negra, Cabelo Crespo, Consumo

Resumen

O movimento de enaltecimento da beleza negra e, consequentemente, dos cabelos crespos e cacheados cresce nos últimos anos fortemente incentivado pelos processos de interação nas redes sociais digitais. Esse cenário influencia o mercado de cosméticos capilares, que responde com o lançamento de produtos destinados às mulheres negras, utilizando embalagens que apresentam marcas discursivas que dão pistas de certo diálogo com o movimento de valorização. Por meio do referencial teórico-metodológico da semiótica discursiva e da semiótica plástica, este artigo busca analisar quem são e como são construídas as enunciatárias inscritas nos discursos das embalagens de produtos cosméticos capilares para a mulher negra, utilizando como corpus a linha Meu Cacho Minha Vida, da empresa brasileira Lola Cosmetics.

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Biografía del autor/a

Flávia Mayer dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Departamento de Comunicação Social

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades

Maria Nazareth Bis Pirola, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Departamento de Comunicação Social

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades

Publicado

2020-09-11

Cómo citar

Souza, F. M. dos S., Bis Pirola, M. N., & Braga, J. B. (2020). DE LOLA PARA LOLETES: A MULHER NEGRA NAS EMBALAGENS DE COSMÉTICOS CAPILARES. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 19(40). https://doi.org/10.5902/2175497740339

Número

Sección

Artigos Livres