DE LOLA PARA LOLETES: A MULHER NEGRA NAS EMBALAGENS DE COSMÉTICOS CAPILARES
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497740339Keywords:
Mulher Negra, Cabelo Crespo, ConsumoAbstract
O movimento de enaltecimento da beleza negra e, consequentemente, dos cabelos crespos e cacheados cresce nos últimos anos fortemente incentivado pelos processos de interação nas redes sociais digitais. Esse cenário influencia o mercado de cosméticos capilares, que responde com o lançamento de produtos destinados às mulheres negras, utilizando embalagens que apresentam marcas discursivas que dão pistas de certo diálogo com o movimento de valorização. Por meio do referencial teórico-metodológico da semiótica discursiva e da semiótica plástica, este artigo busca analisar quem são e como são construídas as enunciatárias inscritas nos discursos das embalagens de produtos cosméticos capilares para a mulher negra, utilizando como corpus a linha Meu Cacho Minha Vida, da empresa brasileira Lola Cosmetics.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of texts approved by the referees of Animus - Inter-American Journal of Media Communication automatically concede, and without any charge, the right to the first publication of the submitted material.