Internet, transmedia y audiencia participativa en el mundo de las estaciones abiertas de televisión brasileñas

Autores/as

  • Karla Caldas Ehrenberg Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP
  • Rogério Furlan de Souza Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497737383

Palabras clave:

Internet, Transmedia, Audiencia

Resumen

La consolidación de la Internet y de nuevas plataformas midiáticas han posibilitado el surgimiento de canales diferenciados para la producción y consumo de los productos del entretenimiento. Bajo esa óptica, este artículo tiene por objetivo identificar cómo las plataformas comunicacionales transmidiáticas influencian el comportamiento de la audiencia, así como las producciones de los canales de televisión abiertos brasileños. Para eso, fueron realizados análisis cualitativos sobre la influencia del internauta en el contenido de los reality shows Master Chef y SuperStar, transmitidos por las emisoras Globo y Bandeirantes, y sobre las estrategias de TV Globo en la creación, producción y exhibición de la serie Supermax. Los estudios revelaron que las emisoras buscan ampliar sus contenidos a diferentes plataformas y tienen en cuenta la actividad de la audiencia conectada, sin embargo, a las que la participación del telespectador todavía no es capaz de interferir en todos los procesos de producción.

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Biografía del autor/a

Karla Caldas Ehrenberg, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, na área de concentração Processos Comunicacionais, linha de pesquisa Comunicação Mercadológica e Institucional. Jornalista formada pela UMESP e Especialista em Jornalismo e Segmentação Editorial pela PUC-Campinas. É docente do UNASP- Centro Universitário Adventista de São Paulo, nos cursos de graduação em Jornalismo e Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda e Rádio e TV, ministrando disciplinas como Iniciação Científica, Comunicação Corporativa, Convergência e Interatividade Digital e Webjornalismo. No MBA de Comunicação Corporativa Denominacional, na mesma instituição, ministra a disciplina Comunicação em Redes Sociais. No âmbito da Pós Graduação também atua como professora convidada na Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios Corporativos da Universidade La Salle, ministrando a disciplina Marketing Digital e Mídias Sociais. Desenvolve pesquisas nas áreas de comunicação organizacional (institucional e mercadológica), comunicação digital em ambientes hipermidiáticos e esporte, tendo publicações em livros e eventos científicos nacionais e internacionais. Atua como coordenadora do grupo de estudos Gecim, do Unasp, e como pesquisadora do Gepecom da EEFE, da USP. Atuou como coordenadora de redação de revistas na área de arquitetura e decoração da Editora Escala e possui experiência na área de comunicação empresarial, desenvolvendo conteúdos de comunicação institucional e ações de assessoria de imprensa.

Rogério Furlan de Souza, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, possui graduação em Rádio e Televisão pela mesma instituição e Especialização em Comunicação em Marketing pela METROCAMP/IBMEC - Campinas. Recebeu, em 2005, a certificação do ATC Apple/Metodista em Mac OS X, Final Cut Pro e DVD Studio Pro. Tem experiência nas áreas de roteiro, produção, edição, captação e direção de imagens. Atuou na TV UOL, TV Unifesp, SBT e em eventos como Jogos Para-Panamericanos México 99, Panamericanos Rio 2007, UNCTAD XI, São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Casa dos Artistas II e Fórum Social Mundial. Foi professor do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista por 16 anos. Atualmente é diretor de audiovisual da RK28 Comunicação e docente nas seguintes instituições de ensino superior: Faculdade Cásper Líbero (curso de Rádio e TV) e Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, nos Campi EC/HT (Comunicação Social: Rádio/TV e Publicidade e Propaganda). Na área acadêmica, coordenou Agências Experimentais, projetos de Conclusão de Curso e participou de Congressos e Bancas Avaliadoras. Destaque para o envolvimento na criação do projeto pedagógico do curso de Rádio e TV do UNASP | EC, bem como na concepção e coordenação dos Projetos Integrados desenvolvidos em cada semestre.

Publicado

2019-06-02

Cómo citar

Ehrenberg, K. C., & Souza, R. F. de. (2019). Internet, transmedia y audiencia participativa en el mundo de las estaciones abiertas de televisión brasileñas. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497737383

Número

Sección

TICs como prática social