Internet, transmedia and participatory audience in the world of open brazilian TV stations

Authors

  • Karla Caldas Ehrenberg Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP
  • Rogério Furlan de Souza Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497737383

Keywords:

Internet, Transmedia, Audience

Abstract

The consolidation of the internet and new mediatic platforms enabled the emerging of distinctive channels for the consumptions of entertainment products. Under this point of view, this paper’s purpose is to identify how the transmediatic communication platforms influence on the behavior of the audience and the open Brazilian TV channels. For that, qualitative analyses were performed on the internet user’s influence on the content of Reality Shows Master Chef and SuperStar, transmitted by the open Brazilian TV stations Globo and Bandeirantes, and on TV Globo’s strategies on creating, producing and screening of the TV series Supermax. Studies show that the TV stations seek to expand their contents to different platforms and take into consideration the connected audience’s activity, however, the participation of the viewer is not yet capable of interfering in all the production processes.

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Author Biographies

Karla Caldas Ehrenberg, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, na área de concentração Processos Comunicacionais, linha de pesquisa Comunicação Mercadológica e Institucional. Jornalista formada pela UMESP e Especialista em Jornalismo e Segmentação Editorial pela PUC-Campinas. É docente do UNASP- Centro Universitário Adventista de São Paulo, nos cursos de graduação em Jornalismo e Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda e Rádio e TV, ministrando disciplinas como Iniciação Científica, Comunicação Corporativa, Convergência e Interatividade Digital e Webjornalismo. No MBA de Comunicação Corporativa Denominacional, na mesma instituição, ministra a disciplina Comunicação em Redes Sociais. No âmbito da Pós Graduação também atua como professora convidada na Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios Corporativos da Universidade La Salle, ministrando a disciplina Marketing Digital e Mídias Sociais. Desenvolve pesquisas nas áreas de comunicação organizacional (institucional e mercadológica), comunicação digital em ambientes hipermidiáticos e esporte, tendo publicações em livros e eventos científicos nacionais e internacionais. Atua como coordenadora do grupo de estudos Gecim, do Unasp, e como pesquisadora do Gepecom da EEFE, da USP. Atuou como coordenadora de redação de revistas na área de arquitetura e decoração da Editora Escala e possui experiência na área de comunicação empresarial, desenvolvendo conteúdos de comunicação institucional e ações de assessoria de imprensa.

Rogério Furlan de Souza, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, possui graduação em Rádio e Televisão pela mesma instituição e Especialização em Comunicação em Marketing pela METROCAMP/IBMEC - Campinas. Recebeu, em 2005, a certificação do ATC Apple/Metodista em Mac OS X, Final Cut Pro e DVD Studio Pro. Tem experiência nas áreas de roteiro, produção, edição, captação e direção de imagens. Atuou na TV UOL, TV Unifesp, SBT e em eventos como Jogos Para-Panamericanos México 99, Panamericanos Rio 2007, UNCTAD XI, São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Casa dos Artistas II e Fórum Social Mundial. Foi professor do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista por 16 anos. Atualmente é diretor de audiovisual da RK28 Comunicação e docente nas seguintes instituições de ensino superior: Faculdade Cásper Líbero (curso de Rádio e TV) e Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, nos Campi EC/HT (Comunicação Social: Rádio/TV e Publicidade e Propaganda). Na área acadêmica, coordenou Agências Experimentais, projetos de Conclusão de Curso e participou de Congressos e Bancas Avaliadoras. Destaque para o envolvimento na criação do projeto pedagógico do curso de Rádio e TV do UNASP | EC, bem como na concepção e coordenação dos Projetos Integrados desenvolvidos em cada semestre.

Published

2019-06-02

How to Cite

Ehrenberg, K. C., & Souza, R. F. de. (2019). Internet, transmedia and participatory audience in the world of open brazilian TV stations. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497737383

Issue

Section

TICs como prática social