Empreendedorismo criativo: a preservação da privacidade e a coleta de dados no comércio eletrônico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497726183

Palabras clave:

Marco Civil da Internet, Empreendedorismo criativo, Privacidade

Resumen

Investigamos a preservação da privacidade na internet, especificamente em relação aos dados coletados pelos empreendedores criativos no comércio online. É nosso objetivo principal investigar se e como o empreendedor criativo protege a privacidade de seus consumidores no que cabe aos dados coletados para a formalização de negócios no comércio eletrônico. Como resultado entendemos que muitos empreendedores, apesar de se dizerem conhecedores da legislação, ainda não adequaram seus negócios online às disposições do Marco Civil da Internet, descumprindo os requisitos necessários para que uma de suas atividades-meio – a coleta de dados pessoais do potencial consumidor – observe as normas jurídicas relativas à proteção da privacidade e ao direito fundamental à informação que têm os consumidores. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bibiana Silveira-Nunes, Universidade Feevale

Mestranda em Indústria Criativa pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS. Especialista em Artes Visuais pela Faculdade SENAC, Porto Alegre, RS. Bacharel em Design pelo Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS.

Leonardo Brunetti Macedo, Universidade Feevale

Mestrando em Processos e Manifestações Culturais, FEEVALE

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação Social - PUCRS. Professora no Mestrado em Indústria Criativa e no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, FEEVALE

Publicado

2017-07-07

Cómo citar

Silveira-Nunes, B., Macedo, L. B., & Montardo, S. P. (2017). Empreendedorismo criativo: a preservação da privacidade e a coleta de dados no comércio eletrônico. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 16(31). https://doi.org/10.5902/2175497726183

Número

Sección

Comunicação e Indústria Criativa