O CONSUMO E A CONFIGURAÇÃO DO GÊNERO NA INFÂNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497723528

Palabras clave:

Consumo, Gênero, Infância

Resumen

Objetiva-se analisar a configuração das concepções de gênero na infância pelo viés do consumo e de outros processos de socialização, com auxílio da psicologia do desenvolvimento. Para tanto, este artigo estrutura-se nos eixos: consumo, gênero e infância. Como principal condução metodológica assumimos a cartografia, cujo pressuposto é o direcionamento da atenção do pesquisador. Pelo viés cartográfico, selecionamos duas técnicas de coletas de dados, a observação participante e a entrevista. Como resultado principal, destacamos a atuação efetiva do consumo na configuração das concepções de gênero, principalmente através dos significados incutidos nos brinquedos e na apropriação coletiva desses, que segue uma lógica atrelada aos estereótipos sexuais.

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Biografía del autor/a

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Desireè Ribas Fumagalli, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Publicado

2018-12-27

Cómo citar

Petermann, J., & Fumagalli, D. R. (2018). O CONSUMO E A CONFIGURAÇÃO DO GÊNERO NA INFÂNCIA. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 17(35). https://doi.org/10.5902/2175497723528

Número

Sección

Artigos Livres