Analisando a publicidade Bom Bril como texto multimodal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790377

Palavras-chave:

Publicidade, Texto multimodal, Estruturas de transitividade

Resumo

Como um bom exemplo de texto multimodal, que combina o código semiótico verbal e visual, a campanha publicitária da Bom Bril foi escolhida como corpus desse trabalho. A análise de 57 anúncios impressos foi feita com o objetivo de testar a gramática do design visual de Kress e van Leeuwen (1996) como ferramenta metodológica em estudos da imagem, investigando as estruturas de transitividade na relação entre os elementos verbais e não-verbais (Halliday, 1994). Bom Bril combina estruturas narrativas e conceituais de transitividade nos elementos verbais e visuais: o Garoto Bom Bril posa para uma fotografia em um espaço semelhante ao de um telejornal, utilizando a cada anúncio, vozes de outros personagens para oferecer produtos de limpeza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFSM e mestre em Estudos Lingüísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Professora dos Cursos de Comunicação e de Educação Especial modalidade não-resencial da UFSM.

Referências

Este artigo não possui referências.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

Petermann, J. (2024). Analisando a publicidade Bom Bril como texto multimodal. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 4(8). https://doi.org/10.5902/2175497790377

Edição

Seção

Artigos Livres