Analisando a publicidade Bom Bril como texto multimodal
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790377Palavras-chave:
Publicidade, Texto multimodal, Estruturas de transitividadeResumo
Como um bom exemplo de texto multimodal, que combina o código semiótico verbal e visual, a campanha publicitária da Bom Bril foi escolhida como corpus desse trabalho. A análise de 57 anúncios impressos foi feita com o objetivo de testar a gramática do design visual de Kress e van Leeuwen (1996) como ferramenta metodológica em estudos da imagem, investigando as estruturas de transitividade na relação entre os elementos verbais e não-verbais (Halliday, 1994). Bom Bril combina estruturas narrativas e conceituais de transitividade nos elementos verbais e visuais: o Garoto Bom Bril posa para uma fotografia em um espaço semelhante ao de um telejornal, utilizando a cada anúncio, vozes de outros personagens para oferecer produtos de limpeza.
Downloads
Referências
Este artigo não possui referências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.