Rostricidad televisiva

Autores/as

  • Marcelo Salcedo Gomes Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497723504

Palabras clave:

Rostricidad, Televisualidad, Tecnocultura

Resumen

Se reflexiona aquí sobre la naturaleza de el devenir-rostro en los procesos de comunicación, específicamente en panoramas de televisión. Desde la invención del concepto de rostricidad, se propone la discusión de una calidad comunicación virtual que se actualiza en tecnoimágenes de rostro o algo que toma el lugar de rostro a ser reconocido como auténtico. Se procede a la disección de imágenes de los noticiarios de TV Estúdio I y SBT Brasil, a través de la metodología de los marcos de Kilpp, buscando discernir elementos técnicos y estéticos que trabajan en favor de la rostizante "máquina abstracta" postulada por Deleuze y Guattari. La disección señala que los significados de identidad enunciados por la producción de determinadas imágenes de televisión se hacen rostro en la medida en que evocan patrones de una imaginaria tecnocultural asimétricamente compartida.

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Biografía del autor/a

Marcelo Salcedo Gomes, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, RS

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com estudos na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais. Mestre em Ciências da Comunicação pela mesma universidade, com estudos na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Bacharel em Jornalismo e Fotografia Instrumental pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência nas áreas de fotojornalismo, fotodocumentarismo, teorias da comunicação, semiótica, midiatização, fotografia publicitária e ensino de fotografia. Ganhador do Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor TCC 2011 concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Em sua pesquisa de mestrado, investigou a natureza comunicacional do contato viabilizado pela visualização da fisionomia e presença humana nos retratos da revista National Geographic, no contexto de uma sociedade em processo de midiatização. No doutorado, pesquisa o rosto como qualidade comunicacional da tecnocultura.

Publicado

2019-06-02

Cómo citar

Gomes, M. S. (2019). Rostricidad televisiva. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497723504

Número

Sección

Artigos Livres