Universitários e a informação jornalística: um estudo sobre o acesso da juventude curitibana à notícia

Autores/as

  • Elza Aparecida Oliveira Filha Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497713039

Palabras clave:

Mídias jornalísticas, consumo de notícias, universitários

Resumen

Mais de 70% dos universitários curitibanos têm hábito de buscar informação jornalística com frequência (37% o fazem todos os dias e outros 37% algumas vezes por semana); 59% apontam a televisão como sua principal fonte, mas o facebook segue perto, com 56% das preferências. O jornal impresso, embora seja menos lido, tem uma folgada margem de confiança dos estudantes: 65% dizem confiar mais nas informações veiculadas nesta mídia. Estes dados fazem parte dos resultados de uma sondagem junto a 470 universitários dos cursos de Direito e Engenharia Civil de quatro instituições de ensino superior de Curitiba. O trabalho foi desenvolvido por estudantes matriculados na disciplina Pesquisa em Jornalismo que buscam compreender aspectos da recepção de notíciais por jovens, entendendo que esta é uma indagação de extrema relevância no atual momento de transformações vivido pela atividade jornalística.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elza Aparecida Oliveira Filha, Universidade Positivo

Doutora em Ciência da Comunicação pela Unisinos (2006), mestre em Sociologia pela UFPR (2002), jornalista profssional com mais de 20 anos de atividade na imprensa diária. Ex-coordenadora da DT Jornalismo Impresso da Intercom. Professora do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, de Curitiba.

Publicado

2014-12-11

Cómo citar

Oliveira Filha, E. A. (2014). Universitários e a informação jornalística: um estudo sobre o acesso da juventude curitibana à notícia. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 13(26). https://doi.org/10.5902/2175497713039

Número

Sección

Dossiê Temático: Mutações do Jornalismo