Checagem de fatos no Twitter: desinformação nas eleições do Brasil em 2022

DISINFORMATION IN THE 2022 BRAZILIAN ELECTIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497772251

Palavras-chave:

Checagem de Fatos, Desinformação, Eleições Presidenciais Brasileiras 2022

Resumo

Este estudo visa analisar a disseminação de desinformação relacionada à eleição presidencial do Brasil em 2022, através de um portal de fact-checking e na rede social Twitter. Desse modo, categorizamos postagens coletadas no mês de maio de 2022 com base em critérios de checagem de fatos, utilizando a linguagem de programação R por cinco semanas para classificar informações com base em quatro critérios de verificação e identificar qual o papel das redes sociais na disseminação de desinformação no período pré-eleitoral. O mascaramento de desinformação através de discursos opinativos e a repercussão de postagens classificadas como fatos através de portais jornalísticos apresentaram-se como consequências do contexto analisado pela pesquisa. Portanto, ressaltamos a importância do combate à desinformação, fomentando a comunicação como um ambiente mais democrático e educativo.

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Biografia do Autor

Leonardo Pereira Tavares, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande. Técnico em Administração pelo SENAI/PB. Atuou como pesquisador de iniciação cientifica PIVIC (2019/2020) no Projeto "Memória da Ciência e Tecnologia" realizando levantamento de dados sobre a presença das mulheres nas engenharias. Em 2020/2021 atuou como pesquisador PIBIC bolsista CNPq pesquisando sobre desinformação na pandemia do Covid-19. Atualmente desenvolve trabalhos sobre a disseminação de notícias falsas, pós-verdade e desinformação. É colaborador da Rede Educomunicadores do Nordeste e participa do projeto de pesquisa Episcom pela Universidade Federal de Campina Grande. Apresenta interesse nas áreas de comunicação, cultura, desinformação, educomunicação, fact-checking, fake News, marketing digital, pós-verdade e produção midiática.

Gustavo de Souza Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Comunicação e Culturas Midiáticas. Atua principalmente nos seguintes temas: produção midiática, educomunicação, comunicação social, mídias educativas, mídia infância e mídias comunitárias.

Diogo Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Sou professor de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desde de junho de 2013, professor permanente da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir de abril de 2021 e Secretário Regional Paraíba da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a partir de junho de 2021. Entre março de 2019 e março de 2021 fui professor visitante do Departamento de Comunicação da Cornell University, em Ithaca, nos Estados Unidos. Sou formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Mestre em Comunicação Científica, Médica e Meio Ambiental pela Universitat Pompeu Fabra (2007), mesma instituição onde obtive o título de doutor em Comunicação Pública (2012). Apresentei trabalhos em congressos internacionais no México, na Espanha, na Itália, na Nova Zelândia, nos Estados Unidos e na Escócia. Fui jornalista da equipe de projetos da Agência para a Cultura Científica e Tecnológica de Portugal (2007). Em 2008, publiquei um artigo no jornal espanhol El País. Fui consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Secretaria de Educação do do Governo do Distrito Federal em trabalhos sobre inclusão digital e divulgação científica em escolas do campo para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) (2010). Estudei parte da carreira universitária (um ano letivo europeu 2001/2002) na Universidade de Salamanca, Espanha e foi estagiário no Espaço Ciência, o Museu de Ciências de Pernambuco. Em julho de 2011, passou a desenvolver a pesquisa Construindo Pontes entre a Comunidade Científica e Políticas Públicas, que investigou o diálogo existente entre a comunidade científica e a classe política no Brasil na elaboração de políticas para a ciência e a tecnologia. Entre outubro e dezembro de 2016, fui professor visitante do Parque Tecnológico da Paraíba. Sou membro de entidades científicas e de comunicação científica: Public Communication of Science and Technology (PCST), Sociedade Brasileira para ao Progresso da Ciência (SBPC), Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (Rede Comciência) e Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). 

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Publicado

24-01-2023

Como Citar

Tavares, L. P., Silva, G. de S. ., & Oliveira, D. L. de. (2023). Checagem de fatos no Twitter: desinformação nas eleições do Brasil em 2022: DISINFORMATION IN THE 2022 BRAZILIAN ELECTIONS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(47). https://doi.org/10.5902/2175497772251

Edição

Seção

Dossiê - Comunicação e Ciência: narrativas, desinformação, checagem