Checagem de fatos no Twitter: desinformação nas eleições do Brasil em 2022
DISINFORMATION IN THE 2022 BRAZILIAN ELECTIONS
DOI :
https://doi.org/10.5902/2175497772251Mots-clés :
Checagem de Fatos, Desinformação, Eleições Presidenciais Brasileiras 2022Résumé
Este estudo visa analisar a disseminação de desinformação relacionada à eleição presidencial do Brasil em 2022, através de um portal de fact-checking e na rede social Twitter. Desse modo, categorizamos postagens coletadas no mês de maio de 2022 com base em critérios de checagem de fatos, utilizando a linguagem de programação R por cinco semanas para classificar informações com base em quatro critérios de verificação e identificar qual o papel das redes sociais na disseminação de desinformação no período pré-eleitoral. O mascaramento de desinformação através de discursos opinativos e a repercussão de postagens classificadas como fatos através de portais jornalísticos apresentaram-se como consequências do contexto analisado pela pesquisa. Portanto, ressaltamos a importância do combate à desinformação, fomentando a comunicação como um ambiente mais democrático e educativo.
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