CINEMA DE HORROR DO SÉCULO XXI: O EXCESSO E SUAS TRANSFORMAÇÕES SUBJETIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497740312Keywords:
Cinema, Narrativa, Horror, SubjetividadeAbstract
Temos como objetivo principal, no presente artigo, abordar a transformação da sensibilidade no mundo contemporâneo através da trajetória do gênero horror no cinema. Faremos isso a partir da contraposição entre três diferentes pontos de vista – Kristeva (1982), Türcke (2010) e Benjamin (1936/1985) – a respeito das respostas que o sujeito contemporâneo pode fornecer às vivências de trauma e horror do mundo atual. Enquanto alguns argumentos podem ser qualificado como compensatórios e/ou fatalistas, iremos pensar, a partir dos estudos de Walter Benjamin, a possibilidade de o espectador contemporâneo elaborar, ou criar, algo a partir do que chamaremos de excesso nos filmes de horror.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of texts approved by the referees of Animus - Inter-American Journal of Media Communication automatically concede, and without any charge, the right to the first publication of the submitted material.


