CINEMA DE HORROR DO SÉCULO XXI: O EXCESSO E SUAS TRANSFORMAÇÕES SUBJETIVAS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497740312

Parole chiave:

Cinema, Narrativa, Horror, Subjetividade

Abstract

Temos como objetivo principal, no presente artigo, abordar a transformação da sensibilidade no mundo contemporâneo através da trajetória do gênero horror no cinema. Faremos isso a partir da contraposição entre três diferentes pontos de vista – Kristeva (1982), Türcke (2010) e Benjamin (1936/1985) – a respeito das respostas que o sujeito contemporâneo pode fornecer às vivências de trauma e horror do mundo atual. Enquanto alguns argumentos podem ser qualificado como compensatórios e/ou fatalistas, iremos pensar, a partir dos estudos de Walter Benjamin, a possibilidade de o espectador contemporâneo elaborar, ou criar, algo a partir do que chamaremos de excesso nos filmes de horror.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Johanna Gondar Hildenbrand, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Cinema, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema. Mestre em Memória Social pela UNIRIO (2014) e Doutora em Memória Social, também pela UNIRIO (2019). Pesquisa as transformações da subjetividade pelas mídias contemporâneas, principalmente a forma como somos afetados pelo cinema nos dias de hoje. 

Ricardo Salztrager, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Também foi Bolsista-Sanduíche (Capes-PDEE) na Universidade Paris 7 - Denis Diderot (2003-2004). Atualmente desenvolve o Projeto de Pesquisa "Os fenômenos de massa contemporâneos: identidade, memória e revolta na atualidade", com ênfase nas áreas de Memória Social, Psicanálise e Filosofia. 

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-05-20

Come citare

Hildenbrand, J. G., & Salztrager, R. (2021). CINEMA DE HORROR DO SÉCULO XXI: O EXCESSO E SUAS TRANSFORMAÇÕES SUBJETIVAS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(42). https://doi.org/10.5902/2175497740312

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres