Woody Allen x Persona: passaporte duplo

Autores

  • Denize Correa Araujo Universidade Tutiuti de Paraná
  • Paulo Roberto Ferreira de Camargo Pontifícia Universidade Católica - PR e UniBrasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497725248

Palavras-chave:

persona, manqué autobiographical performance, Jewish humor, Woody Allen, dialogism.

Resumo

A proposta de nosso texto é argumentar que Woody Allen, ao criar sua persona, se torna portador de um passaporte duplo, pelo qual pode transmitir sua própria visão de mundo através de seus personagens ou fazer deles meros recursos cinematográficos. Sua performance autobiográfica manqué, seu humor judeu e suas instabilidades e sutilezas conduzem tanto ao entretenimento que seus filmes proporcionam quanto à reflexão sobre temas existencialistas e filosóficos, em processo dialógico e intertextual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize Correa Araujo, Universidade Tutiuti de Paraná

PhD em Literatura, Cinema e Artes pela Universidade da California, Riverside, EUA; Pós-Doutora em Cinema pela Universidade do Algarve, Portugal; Coordenadora da Pós em Cinema-UTP e Docente do Mestrado e Doutorado do PPGCom-UTP na Linha de Pesquisa Estudos de Cinema e Audiovisual;  Lider do GP CIC - CNPq e Coordenadora do GT Imagem e Imaginários Midiáticos - Compós; Membro do Conselho Internacional da IAMCR- International Association of Media and Communication Research; Diretora do Clipagem - Centro de Cultura Contemporânea;  Curadora do FICBIC - Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba.

Paulo Roberto Ferreira de Camargo, Pontifícia Universidade Católica - PR e UniBrasil

Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1990), Mestre em Teoria e Estética do Audiovisual pela Universidade de Miami (2002), onde foi bolsista da Comissão Fulbright, e Professor dos cursos de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do Centro Universitário UniBrasil. Doutorando no Programa de Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e bolsista da CAPES.  Editor fundador e crítico de “A Escotilha”, portal de jornalismo cultural opinativo; Curador do FICBIC - Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba.

Downloads

Publicado

17-12-2016

Como Citar

Araujo, D. C., & Camargo, P. R. F. de. (2016). Woody Allen x Persona: passaporte duplo. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(30). https://doi.org/10.5902/2175497725248

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)