A intertextualidade na televisão: entre representação e apresentação do real
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790467Schlagworte:
Intertextualidade, Representação, ApresentaçãoAbstract
O trabalho apresenta reflexão inspirada na vontade de compreender como a intertextualidade compõe, ou mesmo rompe, com as finalidades do televisual, quando este se trata do mundo. A intertextualidade é um campo muito vasto, sobre cujos limites me interrogarei, inicialmente. Para apreender a complexidade de seu funcionamento em televisão, vou privilegiar uma de suas figuras exemplares, a citação, deixando de lado a alusão, a referência e o plágio. Assim, a análise da citação permitirá saber a maneira como a televisão amarra as relações de um lado com a realidade e de outro com a ficção.
Downloads
Literaturhinweise
AUSTIN, John L. Quand dire, c'est faire. Paris: Seuil, 1970.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.
BAZIN, André. Qu'est ce que le cinéma? Paris: Cerf, 1956.
COMPAGNON, Antoine. La seconde main ou le travail de la citation. Paris: Seuil, 1979.
CHARAUDEAU, Patrick. Les conditions d'une typologie des genres télévisuels d'information. Réseaux, n°81, CNET, p. 81-100, 1997.
CHAMBAT-HOUILLON, Marie-France. Compreender a citação nos programas de televisão. In: CASTRO, Maria Lília Dias de; DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: entre o mercado e a academia II. Porto Alegre: Sulina, 2007. p. 137-156.
CHAMBAT-HOUILLON, Marie-France; WALL, Anthony Wall. Droit de citer. Paris: Bréal, 2004.
CHAMBAT-HOUILLON, Marie-France. Les doubles desseins de la citation télévisuelle. RS-SI, Montreal, v. 23, n° 1-2-3, p. 43-66, 2003.
GENETTE, Gérard. Palimpsestes. Paris: Seuil, 2003. Points.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
![Creative-Commons-Lizenz](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.