Esta é uma versão desatualizada publicada em 31-03-2022. Leia a versão mais recente.

A INTERPELAÇÃO ALGORÍTMICA DO CONSUMIDOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497763438

Palavras-chave:

Interpelação, Consumidor, Algoritmos

Resumo

O objetivo deste artigo de reflexão teórica de caráter abrangente, estribado em pesquisa bibliográfica, é mostrar como os algoritmos influenciam a abordagem do consumidor no período recente, marcado pela racionalidade econômica neoliberal. Para tanto, propõe-se o conceito de interpelação algorítmica, que diverge radicalmente da interpelação althusseriana. A interpelação algorítmica do consumidor caracteriza-se pela dataficação, submetendo atividades e interações a diversos tipos de métricas; pela recursividade, predizendo continuamente comportamentos futuros com base em dados fornecidos de alguma forma pelo próprio consumidor; pelo perfilamento, definindo perfis a partir da articulação contingente de traços obtidos de cada um; e pela clusterização, agrupando perfis afins em clusters direcionados ao consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Lemes de Castro, Universidade de São Paulo

Pesquisador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP). Graduado em Jornalismo pela USP, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP e pós-doutorados em Psicologia Social na USP, em Comunicação e Cultura na UFRJ e em Comunicação e Cultura na Uniso.

Arquivos adicionais

Publicado

31-03-2022

Versões

Como Citar

Castro, J. C. L. de. (2022). A INTERPELAÇÃO ALGORÍTMICA DO CONSUMIDOR. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497763438

Edição

Seção

Artigos Livres