A interpelação algorítmica do consumidor
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497763438Palavras-chave:
Interpelação, Consumidor, AlgoritmosResumo
O objetivo deste artigo de reflexão teórica de caráter abrangente, estribado em pesquisa bibliográfica, é mostrar como os algoritmos influenciam a abordagem do consumidor no período recente, marcado pela racionalidade econômica neoliberal. Para tanto, propõe-se o conceito de interpelação algorítmica, que diverge radicalmente da interpelação althusseriana. A interpelação algorítmica do consumidor caracteriza-se pela dataficação, submetendo atividades e interações a diversos tipos de métricas; pela recursividade, predizendo continuamente comportamentos futuros com base em dados fornecidos de alguma forma pelo próprio consumidor; pelo perfilamento, definindo perfis a partir da articulação contingente de traços obtidos de cada um; e pela clusterização, agrupando perfis afins em clusters direcionados ao consumo.Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 21-04-2022 (2)
- 31-03-2022 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.