A interpelação algorítmica do consumidor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497763438

Palabras clave:

Interpelação, Consumidor, Algoritmos

Resumen

O objetivo deste artigo de reflexão teórica de caráter abrangente, estribado em pesquisa bibliográfica, é mostrar como os algoritmos influenciam a abordagem do consumidor no período recente, marcado pela racionalidade econômica neoliberal. Para tanto, propõe-se o conceito de interpelação algorítmica, que diverge radicalmente da interpelação althusseriana. A interpelação algorítmica do consumidor caracteriza-se pela dataficação, submetendo atividades e interações a diversos tipos de métricas; pela recursividade, predizendo continuamente comportamentos futuros com base em dados fornecidos de alguma forma pelo próprio consumidor; pelo perfilamento, definindo perfis a partir da articulação contingente de traços obtidos de cada um; e pela clusterização, agrupando perfis afins em clusters direcionados ao consumo.

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Biografía del autor/a

Julio Cesar Lemes de Castro, Universidade de São Paulo

Pesquisador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP). Graduado em Jornalismo pela USP, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP e pós-doutorados em Psicologia Social na USP, em Comunicação e Cultura na UFRJ e em Comunicação e Cultura na Uniso.

Publicado

2022-03-31 — Actualizado el 2022-04-21

Versiones

Cómo citar

Castro, J. C. L. de. (2022). A interpelação algorítmica do consumidor. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497763438 (Original work published 31 de marzo de 2022)

Número

Sección

Artigos Livres