Contemplações pós-dramáticas: dança-teatro, cinema e representações da modernidade em O Lamento da Imperatriz, de Pina Bausch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497747874

Palavras-chave:

Modernidade, Teatro pós-dramático, Cinema.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as aproximações entre o teatro e o cinema, à luz da obra de Pina Bausch, mais especificamente do filme O lamento da imperatriz (1990), dirigido pela coreógrafa e dramaturga alemã.  Neste sentido, propõe uma contemplação pós-dramática, nos termos de Lehmann (2007), em diálogo com Rancière (2012, 2015) como chave analítica para dar conta dos atravessamentos entre o teatro e o cinema que se justapõem na obra em questão, tendo o lamento como componente estético para expressar uma espécie de crise/rearranjo das representações que assombrou o cinema e o teatro a partir da segunda metade do século XX, revelando o mal-estar e o desassossego dos sujeitos da modernidade.

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Biografia do Autor

Saulo Pedrosa da Fonseca Rios, Universidade Federal de Ouro Preto

Saulo Rios é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Quintais: cultura da mídia, arte e política (CNPq/UFOP).

Cláudio Coração, Universidade Federal de Ouro Preto

Cláudio Coração é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Comunicação: meios e processos audiovisuais pela ECA/USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa Quintais: cultura da mídia, arte e política (CNPq/UFOP).

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Publicado

24-01-2023

Como Citar

Rios, S. P. da F., & Coração, C. (2023). Contemplações pós-dramáticas: dança-teatro, cinema e representações da modernidade em O Lamento da Imperatriz, de Pina Bausch. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(47). https://doi.org/10.5902/2175497747874

Edição

Seção

Artigos Livres