“TOLERÂNCIA ZERO PARA ABUSADORES”: RUPTURA DE PERFORMANCE E CRIAÇÃO DE AMBIENTE ONLINE POR AFILIAÇÃO A PARTIR DO CASO DA BANDA PWR BTTM
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497735907Schlagworte:
Ruptura de performance, Ambiente por afiliação online, Música, TwitterAbstract
Relatos íntimos de mulheres que sofreram abuso sexual têm emergido com frequência na internet. O artigo apresenta o caso de denúncia de estupro cometido por um dos integrantes da banda PWR BTTM, pertencente à cena de música punk queer nova-iorquina, que aconteceu há mais de um ano atrás. A partir do uso da Linguística Sistêmica Funcional (LSF), analisamos postagens no Twitter de pessoas que, antes da denúncia, se entendiam como fãs da banda. Argumentamos que houve uma quebra na “coerência expressiva” da mesma, que performava, tanto simbólica quanto materialmente, de modo a questionar padrões e comportamentos heteronormativos. Como resultado de tal ruptura performática, muitos dos fãs deixam de se identificar com a PWR BTTM e geraram um ambiente por afiliação online calcado nas trocas de experiência de ex-fãs desapontados.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.