Autopromocionalidade em televisão: movimentos e configurações
Palavras-chave:
função e produção promocional, autopromocionalidade, publicização e projeçãoResumo
Partindo das funções televisão – informação, entretenimento e educação –, este artigo busca reconhecer outra função, que praticamente permeia as demais e que talvez seja a mais característica: a (auto)promoção. Marca registrada da televisão comercial, essa função é regida pelas leis do mercado e, assim, é determinante na receita da emissora, pela garantia de estabilidade econômica e de sustentabilidade que oferece. Composto de uma parte conceitual e outra analítica, o artigo desenha um percurso de sentido que vai do plano simples e abstrato (delineamento da autopromocionalidade), passa pela instância de atualização dessa função, até chegar ao plano complexo e concreto da realização (vinheta Qualidade da RGT).
Downloads
Referências
ADAM, J-M; BONHOMME, Marc. L’argumentation publicitaire: rhétorique de l’éloge et de la persuasion. Paris: Nathan, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
BARTHES, Roland. A mensagem publicitária. In: __________. A aventura semiológica. Lisboa:Edições 70, 1987.
CASTRO, Maria Lília Dias de. Movimento promocional: falar de si para poder falar dos outros. Anais do Encontro Nacional da Compós, Belo Horizonte, 2009 (eletrônico).
CASTRO, Maria Lília Dias de. Globalizações: entre a produção cultural e a autorreferencialidade. In: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal, 2008 (eletrônico).
CHARAUDEAU, Patrick. Le discours d’information médiatique : la construction du miroirsocial. Paris: Nathan, 1997.
DELGADO, Juan Benavides. Lenguaje publicitário. Madrid: Sintesis, 1997.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.
DUARTE, Elizabeth Bastos; CASTRO, Maria L ília Dias de. (Orgs.) Núcleo de especiais da RBS TV: ficção e documentário regional. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ECO, Umberto. Tevê: a transparência perdida. In: ______. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p.182-204.
FABBRI, Paolo. Elgiro semiótico. Barcelona: Gedisa, 1999.
FLOCH, Jean-Marie. Sémiotique , marketing et communication. 4.ed. Paris: PUF, 2003.
JOST, François. Comprendre la télévision. Paris: Armand Colin, 2005.
JOST, François. Seis lições sobre televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004.
KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
LUHMANN, Niklas. La realidad de los médios de masa. México: Universidad Iberoamericana, 2000.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações:comunicação, cultura e hegemonia.Rio de Janeiro: UFRJ: 1997.
MINOT, Françoise. Quand l’image se fait publicitaire. Paris: L’Harmattan, 2001.
VERóN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Unisinos, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.


