Autopromocionalidade em televisão: movimentos e configurações

Autores

  • Maria Lília Dias de Castro Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml

Palavras-chave:

função e produção promocional, autopromocionalidade, publicização e projeção

Resumo

Partindo das funções televisão – informação, entretenimento e educação –, este artigo busca reconhecer outra função, que praticamente permeia as demais e que talvez seja a mais característica: a (auto)promoção. Marca registrada da televisão comercial, essa função é regida pelas leis do mercado e, assim, é determinante na receita da emissora, pela garantia de estabilidade econômica e de sustentabilidade que oferece. Composto de uma parte conceitual e outra analítica, o artigo desenha um percurso de sentido que vai do plano simples e abstrato (delineamento da autopromocionalidade), passa pela instância de atualização dessa função, até chegar ao plano complexo e concreto da realização (vinheta Qualidade da RGT).

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Biografia do Autor

Maria Lília Dias de Castro, Universidade Federal de Santa Maria

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-doutora em Televisão e Publicidade (Universidade de Paris 3). Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação televisual, certificado pelo CNPq.

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Publicado

27-08-2025

Como Citar

Castro, M. L. D. de. (2025). Autopromocionalidade em televisão: movimentos e configurações. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 8(15). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/92437

Edição

Seção

Dossiê Publicidade, Promoção e Consumo