A chamada promocional: lógicas e estratégias
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790466Palavras-chave:
Ação promocional, Lógicas, EstratégiasResumo
Esta comunicação discute o âmbito da ação promocional televisual, com base nas noções de gênero (princípio constituidor), subgênero (atualização de categorias) e formato (manifestação concreta). Da articulação dessas noções, indica formatos possíveis da ação promocional em televisão. Na construção analítica, elege um formato específico: a chamada a programas, com o objetivo de detalhar sua finalidade, discutir sua configuração e mostrar as estratégias discursivas que a constituem. Na exemplificação, trabalha com a chamada a programa feita pela Rede Globo, em março de 2006, para anunciar a nova programação de seriados daquele ano.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p.277-326.
BARTHES, R. A mensagem publicitária. In: A aventura semiológica. Lisboa: Edições 70, 1987. p.165-169.
BERTIN, É. Image et stratégie: la sémiotique au service des fabricants de sens. In: HÉNAULT, A. (org.) Questions de sémiotique. Paris: PUF, 2002. p.171-198.
BONHOMME, M. Topoï e argumentation publicitaire. In: ADAM, J-M.; BONHOMME, M. Analyses du discours publicitaire. Toulouse: Seuil, 2000.
DELGADO, J. Lenguaje publicitário. Madrid: Sintesis, 1997.
DUARTE, E.B. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.
FLOCH,J-M. Sémiotique, marketing et communication. 4.ed. Paris: PUF, 2003.
FRESNAULT-DERUELLE, P. Peut-on parler d'une rhétorique de l'image publicitaire? In: L'Image réfléchie. Paris: L'Harmattan, 1998. p.35-40.
JOST, F. Introduction à l'analyse de la télévision. 2.ed.ver.aug. Paris: Ellipses, 2004.
LUGRIN,G.Critères de typologisationdesgenres de la presse écrite.Lapresse écrite: des genres au mélange des genres, Lausanne, n. 3-4, p.13-72, 2000.
LUHMANN, N. La realidad de los médios de masa. México: Universidad Iberoamericana, 2000.
MACHADO, A. A televisão levada a sério. 3.ed. São Paulo: Senac, 2000.
MARTÍN-BARBERO,J.Das massas à massa. In: Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. p.167- 209.
MINOT, F. Quand l'image se fait publicitaire. Paris: L'Harmattan, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.