Miradas cruzadas: os campos científico e jornalístico na cobertura de desastres climáticos

Autores

  • Ananda da Silva Delevati Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Márcia Franz Amaral Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549779046

Palavras-chave:

Comunicação de Risco, Cobertura de desastres, Campos sociais,

Resumo

O artigo relata investigação sobre as relações entre jornalistas e fontes especializadas na cobertura de desastres que envolvem o clima. A partir da análise de seis meses de edições do jornal Zero Hora (RS), mapeamos e entrevistamos jornalistas e fontes especializadas utilizadas pelo jornal para sistematizar compatibilidades e antagonismos na relação entre os campos jornalístico e científico. Tensionamos aspectos da rotina da atividade jornalística na cobertura das catástrofes que evidenciam tanto aspectos de sua lógica heterônoma, quanto de sua lógica autônoma. Concluímos que cabe às instituições jornalísticas ter uma atuação específica nos casos de crise e apostar na construção de um protocolo de ações integradas na perspectiva do que se convencionou chamar de Comunicação de Risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananda da Silva Delevati, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Jornalista formada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e mestre em comunicação midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 


Márcia Franz Amaral, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, pós-doutora pela Universitat Pompeu Fabra - Espanha, lider do Grupo de Pesquisa Estudos de Jornalismo (CNPq-UFSM).

Downloads

Publicado

25-07-2013

Como Citar

Delevati, A. da S., & Amaral, M. F. (2013). Miradas cruzadas: os campos científico e jornalístico na cobertura de desastres climáticos. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549779046

Edição

Seção

Comunicação e popularização de ciência