Do circuito cultural ao circuito da notícia: intersecções teórico-metodológicas

Autores

  • Vilso Junior Chierentin Santi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Márcia Franz Amaral Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790484

Palavras-chave:

Teorias do jornalismo, Processos jornalisticos, Circuito das noticias, Metodologia de pesquisa em jornalismo, Estudos culturais

Resumo

No presente artigo, lançamos mão das contribuições teórico-metodológicas dos Estudos Culturais Britânicos, em especial dos postulados Richard Johnson (1999) no que se refere ao "Circuito da Cultura", a fim de entender e/ou explicar a dinâmica da cultura, dos produtos culturais, e suas intersecções com a prática jornalística. Para tanto aqui trataremos dos estudos culturais e de sua configuração, do "Circuito da Cultura" e de sua aproximação com o "Circuito das Notícias", numa tentativa de abordagem integral e integradora, que reivindica uma visão global dos processos jornalísticos sustentada na idéia de integração entre produção, textos/ discursos e leituras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilso Junior Chierentin Santi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social na Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Márcia Franz Amaral, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente do mestrado em Comunicação Midiática, da graduação em Jornalismo e tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Comunicação Social na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

BERGER, Christa. Campos em confronto: a terra e o texto. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

BOURDIEU, Pierre. A história do fim: uma política e um pensamento libertadores podem surgir do Leste. Folha de São Paulo, São Paulo, 04 fev. 1990. Ilustrada, p. D-20.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Circuitos de cultura/ circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção. Comunicação Mídia e Consumo/ Escola Superior de Propaganda e Marketing. São Paulo, v. 4, n.11, p.115-135, nov.2007.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera V. (Orgs.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

JOHNSON, Richard. O que é, afinal, estudos culturais? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O que é, afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2002.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUZA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995.



MIRANDA, Luciano. Pierre Bourdieu e o campo da comunicação. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1996.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2001.

STRELOW, Aline do Amaral Garcia. Análise Global de Periódicos Jornalísticos (AGPJ): uma proposta metodológica para o estudo do jornalismo impresso. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2001.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 2001.

Downloads

Publicado

24-12-2024

Como Citar

Santi, V. J. C., & Amaral, M. F. (2024). Do circuito cultural ao circuito da notícia: intersecções teórico-metodológicas. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 7(14). https://doi.org/10.5902/2175497790484

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Identidades