Do circuito cultural ao circuito da notícia: intersecções teórico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790484Schlagworte:
Teorias do jornalismo, Processos jornalisticos, Circuito das noticias, Metodologia de pesquisa em jornalismo, Estudos culturaisAbstract
No presente artigo, lançamos mão das contribuições teórico-metodológicas dos Estudos Culturais Britânicos, em especial dos postulados Richard Johnson (1999) no que se refere ao "Circuito da Cultura", a fim de entender e/ou explicar a dinâmica da cultura, dos produtos culturais, e suas intersecções com a prática jornalística. Para tanto aqui trataremos dos estudos culturais e de sua configuração, do "Circuito da Cultura" e de sua aproximação com o "Circuito das Notícias", numa tentativa de abordagem integral e integradora, que reivindica uma visão global dos processos jornalísticos sustentada na idéia de integração entre produção, textos/ discursos e leituras.
Downloads
Literaturhinweise
BERGER, Christa. Campos em confronto: a terra e o texto. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BOURDIEU, Pierre. A história do fim: uma política e um pensamento libertadores podem surgir do Leste. Folha de São Paulo, São Paulo, 04 fev. 1990. Ilustrada, p. D-20.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Circuitos de cultura/ circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção. Comunicação Mídia e Consumo/ Escola Superior de Propaganda e Marketing. São Paulo, v. 4, n.11, p.115-135, nov.2007.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera V. (Orgs.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
JOHNSON, Richard. O que é, afinal, estudos culturais? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O que é, afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2002.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUZA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995.
MIRANDA, Luciano. Pierre Bourdieu e o campo da comunicação. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1996.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2001.
STRELOW, Aline do Amaral Garcia. Análise Global de Periódicos Jornalísticos (AGPJ): uma proposta metodológica para o estudo do jornalismo impresso. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2001.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.