Revista Plenitude: 25 anos no mercado editorial
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790413Palavras-chave:
Mídia, Corporação, RevistaResumo
O artigo aqui apresentado, assim como a pesquisa da qual faz parte, tenta analisar a atividade das Organizações Empresariais da Igreja Universal do Reino de Deus -IURD, aliando a teoria à práxis, considerando os vários profissionais que nelas trabalham e se detém numa produção editorial há 25 anos produzida pelo grupo midiático.
Downloads
Referências
ABELMAN, Robert. The Religious Television Family Portrait. In: Religious Tele- vision Controversies and Con- clusions.Ablex Publishing Cor- poration, E.U.A. 1990.
__________. Children, television and families: An evolution in understanding. Television and families, 9(1)2-55 1986.
ASSMANN, Hugo. A Igreja Eletrônica. Petrópolis: Vozes, 1986.
ARMSTRONG, B. The eletronic church. Nashville: Thomas Nelson Publishers, 1979. ATTALI, Jaques. Milênio. Barcelona, Seix Barral, 1991.
BARROS, Andréa & CAPRI- GLIONE, Laura. Soldados da Fé e da Prosperidade. In: Revista Veja, 2 jun 1997, p. 86-93.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BECKER, Howard S. Outsiders: Studies in the Sociology of Deviance. Macmillan, 1969.
BERGER, René. The New Television. Cambridge: The MIT Press, 1977.
BESENVAL, Patrick (org.) La télévision. Paris: Larousse, 1978.
BEYER, Peter F. A Privatização e a Influência Pública da Reli- gião na Sociedade Global. In: Nacionalismo, Globalização e Modernidade. Petrópolis, Vozes,
BONFATTI, Paulo. A expressão popular do sagrado: uma análise psicoantropológica da Igreja Universal do Reino de Deus. São Paulo: Paulinas, 2000.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997.
BUCKINGHAM, J. Bridge Builders. In: Charisma, 1983.
CAMPOS, Leonildo. Teatro, Templo e Mercado. Organização e Marketing de um Empreendimento Neopentecostal.Petrópolis: Vozes, 1997.
CARDOSO, Onésimo. A Igreja Eletrônica. Os Programas Religiosos na Televisão Brasileira, Comunicação e Sociedade, v. 12, São Paulo, Liberdade, p. 5-21. 1987.
COWDERY, Ron. How to study television. London: 1995.
ELLENS, J. H. Models of Religious Broadcasting. Grand Rapids, MI: Willians B. Eerdmans Publishing Company, 1974.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasilia: Ed. Universidade de Brasilia, 2001.
FRANKL, R. Televangelism. Carbondale, Illinois, Southern University Press, 1987.
FÉRRE, John (org). Channels of belief: religion and Ame- rican commercial television. Iowa: University Press, 1990. FISK, John. Television Culture. London, Methuen, 1987.
FLUSSER, Vilém. Two Approaches to the Phenomenon, Television. In: The New Television, Cambridge: The MIT Press, 1977.
FOSTER, Eugene. Unders- tanding Broadcasting Reading. Addison, Wesley, 1978.
FORE, William F. Television and Religion. The saping of Faith, values and culture. Augsburg, s.d.
FRANKL, R. Televangelism. Carbondale, Illinois, Southern University Press, 1987.
FURTADO, Rubens. TV ao Vivo: Depoimentos. São Paulo: Brasiliense, 1988. GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. São Paulo, Unesp, 1991.
__________. Mundo em descontrole. Rio de Janeiro: Record, 2000.
GIUMBELLI, Emerson. O fim da religião: dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França. São Paulo: Attarl, 2002.
HANSEN, Miriam. Early Cinema, late cinema: permutations of the public sphere. New York, Screen, 1993.
HARDT, Michael & NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
HOINEFF, Nelson. Novas Tecnologias, segmentação, abrangência e acesso na televisão moderna. Rio de Janeiro, Record, 1993.
_________. A nova Televisão: desmassificação e o impasse das Grandes Redes. Rio de Janeiro, Ed. Relume & Dumará, 1996.
HOOVER, S. The religious television audience. In: Review of Religious Research, 29(2), 1987, pp. 135-151. Mass Media Religion: The Social Sources of the Eletronic Church. Second Printing, EUA, 1989.
__________. Audience size: Some questions. Critical Studies. In: Mass Communication, 5(3), pp.265-271.
_________. Abelman R. Religious Television Controversies and Conclusions. EUA:Ablex, 1990.
_________. Religious Television and the New Religious Consciousness, In: America. EUA: Ablex, 1989.
HORSFIELD, P. Religious Television: The American Experience. New York: Longman, 1984.
JACOB, C. et al. Atlas da e filiação religiosa indicadores sociais no Brasil. Rio de Janeiro: PUC-RJ: CNBB: Loyola, 2003
KOSOVISK, Éster (org). Vitimologia: enfoque interdisciplinar. 70 Simposio Internacional de Vitimologia. 1991.
LEAL FILHO, Laurindo Lalo. De Bonner para Homer: O editor chefe considera o obtuso pai dos Simpsons como o espectador padrão do Jornal Nacional. Carta Capital, no 371, 7 de dez. 2005.
LEVY, Pierre. O que é virtual?. Rio de Janeiro, 34 Letras, 1996.
MACEDO, Edir. Orixás, caboclos & guias - deuses ou demônios? Rio de Janeiro: Gráfica Universal, 1996.
MACHADO, Arlindo. A Arte do Vídeo. São Paulo, Brasiliense, 1988.
__________. A televisão levada a sério. São Paulo:Senac, 2000.
MAFRA, Clara. Os Evangélicos. Rio de Janeiro:Jorge Zahar, 2001.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo:Senac, 2001.
MARTIN, William. Religious Television and the New Religious Consciousness. In: America in Mass media religion social sources of the eletronic church. Second Printing, Hoover, Stewart, EUA, 1989.
MATTOS, Sérgio. Um perfil da TV brasileira: 40 anos de história. Salvador: ABAP, 1990. 85p.
MONTEIRO, Paula. Cultura e Democracia no Processo de Globalização. In: Novos Estudos Cebrap, n? 44, março de 1996, p. 89-114.
MOREIRA, Sonia Virginia. Rádio em Transição: tecnologias e leis nos Estados Unidos e no Brasil. Rio de Janeiro: Mil Palavras, 2002.
__________. Rádio Palanque. Rio de Janeiro:Mil Palavras, 1998. MOURA, Mariluce (org.). O discreto charme do marxismo. In: Prazer em conhecer: as entrevistas de Pesquisa FAPESP. São Paulo: FAPESP/ UNIEMP, 2004.
NASCIMENTO, Gilberto. O Calvário do Bispo, Revista IstoÉ. São Paulo,15 jan. 1997, p.76-
Revista IstoÉ. São Paulo,15 julho 1998.p. 35
_________. As contas secretas da Igreja Universal. Revista Isto É. São Paulo, 25 maio 2005.
NASSAR, Sílvio Júlio. 1.000 perguntas sobre televisão. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1987.
NEUENDORF, K. Televangelismo: a look at Communicator Style, Journal of Religious Studies, 13(1), 41-59, 1990.
NEWCOMB, H & ALLEY, R. Televangelism: a look at communicator Style, Journal of Religious Studies, 13(1), 41-59, 1987 (a).
ORO, Ari Pedro e Steil, Carlos Alberto. (orgs). Globalização e Religião. Petrópolis: Vozes, 1997
CORTEN, André & DOZON, Jean-Pierre. Igreja Universal do Reino de Deus: os novos conquistadores da fé. São Paulo: Paulinas, 2003.
OWEN, J. The total image. Grande Rapids. New Iork: William B. Eerdmans, 1980.
POSTMAN, N. Amusing ourselves to death. New York, Viking, 1985.
PRANDI, Reginaldo. A Religião do Planeta Global. In: Globalização e Religião. Petrópolis: Vozes, 1997.
RICE, J. National Federation for Decency. NFD Journal. Tupelo, MS: Author, 1979.
SANZ, Luiz Alberto. Dramaturgia da Informação radiofônica. Rio de Janeiro: Gama Filho, 1999.
SARAMAGO, José. [Opinião sobre a Igreja Universal do Reino de Deus]. Rio de Janeiro, 2005. Entrevista concedida a Penha Rocha em outubro de 2005.
SCHULTZE, Quentin J. Evangelical Radio and the Rise of the Eletronic Church. 1921-1948, Journal of Broad- casting & Eletronic Media. 32, 3, 1988, p. 289-306.
__________. The mythos of the eletronic church. Critical studies. In: Mass Communication, 4, 1988, p. 245-261.
__________. Evangelical's Uneasy Alliance with the Media. In: Daniel A. Stout and Judith M. Buddenbaum (org). Religion and Mass Media: Audiences and Adaptions. Thousand Oats, CA: Sage, 1996.
SHAMBERG, Michael. Guerilla Television: Technology and Cultural Form. Glasgow, Fontana/Collins, 1979.
SIEPIERSKI, Carlos Tadeu. O sagrado num mundo em transformação. São Paulo: ABHP/UFRPE, 2003.
SUMNER, C. J; SUTTON, A. C. Vitimologia, enfoque interdisciplinar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE VITIMOLOGIA, 7, ago. 1991.
SUNG, Mo Jung. Desejo, Mercado e Religião. Petrópolis: Vozes, 1998.
TARDE, Gabriel. A opinião e as massas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
WILLIAMS, Raymond. Raymond Williams on television. Londres, Routledge, Chapman and Hall, 1988.
WUTHNOW, Robert. Religious Discourse as Public Rhetoric, Communication Research, v.15.3,1988, p. 318-338. Zâmbia suspende Igreja Universal por suspeita de satanismo, diz jornal. Folha Online. São Paulo, 30 nov. 2005. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u90041.shtml>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.