O discurso organizacional sobre comunicação face a face e o silenciamento corporativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497728369

Palavras-chave:

Comunicação face a face, comunicação organizacional, Yahoo

Resumo

Este artigo propõe um olhar crítico para o discurso sobre a comunicação face a face e busca desvendar o uso que se faz de suas propriedades positivas para sustentar interesses organizacionais. Com suporte teórico-metodológico da análise de discurso da escola francesa, o objetivo é avaliar a apropriação das vantagens dessa modalidade de comunicação por parte das organizações. A corporação em análise é a norte-americana Yahoo, que em 2013 proibiu a prática do home-office, procurando estimular a convivência face a face entre seus empregados. O discurso organizacional é estudado em sintonia com o discurso jornalístico que divulgou a informação. Além dos gêneros discursivos, o trabalho avalia os silenciamentos da mídia e da organização.

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Biografia do Autor

Ana Maria Dantas de Maio, Jornalista da Embrapa Pantanal, supervisora do Comitê Local de Publicações

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2016)

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista, em Bauru-SP  (2005)

Graduada em Comunicação Social, hablitação Jornalismo, pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), em 1990.

Jornalista da Embrapa Pantanal, em Corumbá (MS), desde 2007.

Supervisora do Comitê Local de Publicações da Embrapa Pantanal desde fevereiro de 2017.

 

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Maio, A. M. D. de. (2018). O discurso organizacional sobre comunicação face a face e o silenciamento corporativo. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497728369

Edição

Seção

Artigos Livres