Histórias de vida como recurso persuasivo em um jornal rural
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790395Palavras-chave:
Discurso, Extensão Rural, ImprensaResumo
Este artigo apresenta os resultados parciais de um estudo sobre o discurso de reportagens que relatam a história de vida de produtores rurais publicadas por um jornal de cooperativa agropecuária. Para tanto, foram realizadas uma análise discursiva baseada na Teoria Lingüística da Valoração e a análise do conteúdo das reportagens. Os resultados indicam que as narrativas abordam temas de interesse da cooperativa e da extensão rural brasileira. Também fornecem um modelo de produtor rural e ativam valores de julgamento, os quais constituem estratégias persuasivas do texto.
Downloads
Referências
BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação rural. São Paulo: Brasiliense, 1988.
DUARTE, J. Comunicação e transferência de informação tecnológica para o agricultor: caso brasileiro. In: Comunicação em agribussiness & meio ambiente, v. 2, n. 2, julho de 2005. Disponível em http:// www.agricoma.com.br/revanteriores.htm, acesso em: 14 abr. 2006
FONSECA, M. T. L. A extensão rural no Brasil: um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 10ed. Rio de Janeiro: Terra e paz, 1977.
MARTIN, J.R & WHITE, P.R.R. The language of evaluation: appraisal in english. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2005.
OLINGER, G. Extensão rural: verdades e novidades. Florianópolis: EPAGRI, 1998.
REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
WHITE, Peter R.R. Um recorrido por la teoría de la valoración. Elsa Ghio (trad). Disponível em http:// www.grammatics.com/appraisal/. Acesso em: 23 maio 2006.
WHITE, P.R.R. A linguagem da valoração e da perspectiva. Débora de Carvalho Figueiredo (trad.), Linguagem em (Dis)curso, Tubarão-SC, v. 4, número especial, 2004. Disponível em http://www3.unisul.br/ paginas/ensino/pos/linguagem/revista/revista.htm Acesso em: 1 jun. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.