CIENTISTAS ESPLÊNDIDOS, JORNALISTAS DESNECESSÁRIOS? AS RELAÇÕES DE PODER NA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE C&T NA REGIÃO DE FRONTEIRA DO RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497737772Palavras-chave:
Jornalismo científico. Relações de poder. Fronteira.Resumo
Este artigo trata sobre os modos pelos quais as relações de poder interferem no discurso noticioso sobre ciência e tecnologia em jornais impressos de sete cidades da região fronteiriça do Rio Grande do Sul (RS). Para entendermos como isso ocorre, baseamo-nos na metodologia da Análise do Discurso objetivando analisar a forma como a temática científica é abordada em sete jornais da região de fronteira oeste e sul do RS, publicados durante o ano de 2010. Optamos por categorizar os enunciados em formatos jornalísticos e evidenciamos a existência dos formatos indicador, roteiro, cotação e notícia, além da necessidade de denominar três novos: o colunismo social científico, o relato de curiosidade e a informação prescritiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.