O princípio da credibilidade na seleção da Informação Mediática

Autores

  • Paulo Serra

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790299

Palavras-chave:

Informação, Credibilidade, Web

Resumo

Os desenvolvimentos mais recentes da comunicação mediática têm vindo a re- colocar a credibilidade como um problema central. Vista pela retóri-ca clássica como o primeiro meio da persuasão, a credebilidade revela-se hoje como um princípio essencial à selecção, pelo receptor, de uma informação mediática cada vez mais excessiva, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo. A questão que se coloca é, então, a de saber quais são os índices/critérios que, dada uma certa informação, levam o receptor a inferir acerca da sua credibilidade. A nossa tese é a de que esses indices/critérios são, no essencial, os que, tendo sido forjados na retórica clássica, sofrendo depois as neces- sárias adaptações, passaram a constituir o dispositivo de credibilização das organizações mediáticas "informativas" e "noticiosas" tradicionais; um dispositivo que, através de um processo eminentemente reflexivo, está, neste momento, a ser exportado para a Web, tendendo a transformar esta numa província da informação dita "objectiva"e "imparcial".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Serra

Professor da Universidade da Beira Interior, em Portugal.

Referências

Este artigo não possui referências

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

Serra, P. (2024). O princípio da credibilidade na seleção da Informação Mediática. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 2(1). https://doi.org/10.5902/2175497790299

Edição

Seção

Artigos Livres