O princípio da credibilidade na seleção da Informação Mediática
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790299Palavras-chave:
Informação, Credibilidade, WebResumo
Os desenvolvimentos mais recentes da comunicação mediática têm vindo a re- colocar a credibilidade como um problema central. Vista pela retóri-ca clássica como o primeiro meio da persuasão, a credebilidade revela-se hoje como um princípio essencial à selecção, pelo receptor, de uma informação mediática cada vez mais excessiva, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo. A questão que se coloca é, então, a de saber quais são os índices/critérios que, dada uma certa informação, levam o receptor a inferir acerca da sua credibilidade. A nossa tese é a de que esses indices/critérios são, no essencial, os que, tendo sido forjados na retórica clássica, sofrendo depois as neces- sárias adaptações, passaram a constituir o dispositivo de credibilização das organizações mediáticas "informativas" e "noticiosas" tradicionais; um dispositivo que, através de um processo eminentemente reflexivo, está, neste momento, a ser exportado para a Web, tendendo a transformar esta numa província da informação dita "objectiva"e "imparcial".
Downloads
Referências
Este artigo não possui referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.