Relações raciais em webseries brasileiras: perpetuação de velhas hierarquias raciais na era da web

Autores

  • Wellington Oliveira Dos Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549778899

Palavras-chave:

racismo discursivo, webseries, mídia

Resumo

O artigo apresenta pesquisa realizada acerca da participação de personagens negros e brancos em webseries brasileiras. Para a análise utilizamos procedimentos de análise crítica do discurso combinados com a interpretação de ideologia de Thompson (1995). Selecionamos webseries que se destacaram no ano de 2011. Os negros estiveram ausentes ou sub-representados na maioria delas entre os personagens, além de racializados e presos a estereótipos que circulam em outras mídias como a TV. Os personagens brancos foram tratados como representantes da humanidade. Argumentamos que a forma como personagens negros e brancos são apresentados nas webseries decorre da persistência de discursos racistas na mídia nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Oliveira Dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação, Psicólogo. Professor e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR).

 

Downloads

Publicado

30-07-2013

Como Citar

Dos Santos, W. O. (2013). Relações raciais em webseries brasileiras: perpetuação de velhas hierarquias raciais na era da web. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549778899

Edição

Seção

Artigos Livres