O impacto do digital sobre a escrita no jornalismo de moda contemporâneo: o que pensam os jornalistas brasileiros?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497774395Palavras-chave:
Tétrade de Mcluhan. Jornalismo de moda. Digital.Resumo
Este artigo busca compreender o impacto do digital no jornalismo de moda, ou seja, como as novas rotinas adotadas com a inserção de tecnologias da cibercultura mudam o trabalho e o produto do jornalismo de moda. O objeto de análise foi baseado em entrevistas com jornalistas de veículos conceituados no ramo (revista Vogue, dos sites FFW e Business of Fashion e da editoria de moda dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo), publicadas em 2019 na plataforma FFW, especializada na cobertura no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa faz uso da Tétrade de McLuhan (MCLUHAN; MCLUHAN, 1998), uma estratégia já sedimentada nos estudos que buscam investigar como as tecnologias interferem no sistema social. Conclusivamente, o estudo mostra como redes sociais causam reconfigurações na rotina, alterando, inclusive, textos sedimentados.
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