O impacto do digital sobre a escrita no jornalismo de moda contemporâneo: o que pensam os jornalistas brasileiros?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497774395

Palavras-chave:

Tétrade de Mcluhan. Jornalismo de moda. Digital.

Resumo

Este artigo busca compreender o impacto do digital no jornalismo de moda, ou seja, como as novas rotinas adotadas com a inserção de tecnologias da cibercultura mudam o trabalho e o produto do jornalismo de moda. O objeto de análise foi baseado em entrevistas com jornalistas de veículos conceituados no ramo (revista Vogue, dos sites FFW e Business of Fashion e da editoria de moda dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo), publicadas em 2019 na plataforma FFW, especializada na cobertura no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa faz uso da Tétrade de McLuhan (MCLUHAN; MCLUHAN, 1998), uma estratégia já sedimentada nos estudos que buscam investigar como as tecnologias interferem no sistema social. Conclusivamente, o estudo mostra como redes sociais causam reconfigurações na rotina, alterando, inclusive, textos sedimentados.

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Biografia do Autor

Thaisa Bueno, UFMA

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Jornalista. Coordena o grupo de pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber), na Universidade Federal do Maranhão; e integra o grupo de pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria com a UFMS. Atualmente écoordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação na UFMA de Imperatriz. 

Letícia Conceição Cardoso, UFMA

Doutora em Comunicação (2016) pela PUC-RS (bolsista da Capes). Mestre em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Federal do Maranhão (bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão - FAPEMA). Graduou-se em Comunicação Social - Jornalismo (2004) na UFMA e em Letras (2003) na Universidade Estadual do Maranhão. Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMA, onde coordena o projeto de pesquisa "Metodologias de Pesquisa em Estudos Culturais: um olhar comunicacional sobre as culturas populares no MA", financiado pela FAPEMA (Edital Universal 2018) e com 2 bolsistas de iniciação científica (PIBIC). O projeto é ligado ao OBEEC - Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação, certificado pelo CNPQ. Também é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/Mestrado da UFMA - Imperatriz. Autora do livro "O teatro do poder: cultura e política no Maranhão", publicado pela EDUFMA (2013; 2017). Tem experiência nos temas: comunicação e cultura; estudos culturais; identidades e representações; relações de poder, política e cultura; cultura popular; teoria das mediações; metodologia de pesquisa em comunicação; jornalismo; políticas públicas de cultura.

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Bueno, T., & Cardoso, L. C. (2023). O impacto do digital sobre a escrita no jornalismo de moda contemporâneo: o que pensam os jornalistas brasileiros?. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(49). https://doi.org/10.5902/2175497774395

Edição

Seção

Convergência e Distribuição Multiplataforma: reconfigurações da indústria criativa