THE IMPACT OF DIGITAL ON FASHION JOURNALISM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497774395

Keywords:

Tétrade de Mcluhan. Jornalismo de moda. Digital.

Abstract

This article aims to understand the impact of digital on fashion journalism, that is, how the new routines adopted with the insertion of cyberculture technologies change the work and product of fashion journalism. The object of analysis was based on interviews with journalists from renowned vehicles in the field (Vogue magazine, from the FFW and Business of Fashion websites and from the fashion editors of the Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo newspapers), published in 2019 on the FFW platform, specialized in fashion coverage in Brazil. Methodologically, the research makes use of McLuhan's Tetrad (Mcluhan; Mcluhan, 1998), a strategy that has already been established in studies that seek to investigate how technologies interfere in the social system. Conclusively, the study shows how social networks interfere in the routine of journalism specializing in fashion, even changing the focus and function of texts already established.

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Author Biographies

Thaisa Bueno, UFMA

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Jornalista. Coordena o grupo de pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber), na Universidade Federal do Maranhão; e integra o grupo de pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria com a UFMS. Atualmente écoordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação na UFMA de Imperatriz. 

Letícia Conceição Cardoso, UFMA

Doutora em Comunicação (2016) pela PUC-RS (bolsista da Capes). Mestre em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Federal do Maranhão (bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão - FAPEMA). Graduou-se em Comunicação Social - Jornalismo (2004) na UFMA e em Letras (2003) na Universidade Estadual do Maranhão. Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMA, onde coordena o projeto de pesquisa "Metodologias de Pesquisa em Estudos Culturais: um olhar comunicacional sobre as culturas populares no MA", financiado pela FAPEMA (Edital Universal 2018) e com 2 bolsistas de iniciação científica (PIBIC). O projeto é ligado ao OBEEC - Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação, certificado pelo CNPQ. Também é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/Mestrado da UFMA - Imperatriz. Autora do livro "O teatro do poder: cultura e política no Maranhão", publicado pela EDUFMA (2013; 2017). Tem experiência nos temas: comunicação e cultura; estudos culturais; identidades e representações; relações de poder, política e cultura; cultura popular; teoria das mediações; metodologia de pesquisa em comunicação; jornalismo; políticas públicas de cultura.

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Published

2023-12-01

How to Cite

Bueno, T., & Cardoso, L. C. (2023). THE IMPACT OF DIGITAL ON FASHION JOURNALISM. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 22(49). https://doi.org/10.5902/2175497774395

Issue

Section

Convergência e Distribuição Multiplataforma: reconfigurações da indústria criativa