EL IMPACTO DE DIGITAL EN EL PERIODISMO DE MODA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497774395

Palabras clave:

Tétrade de Mcluhan. Jornalismo de moda. Digital.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo comprender el impacto de lo digital en el periodismo de moda, es decir, cómo las nuevas rutinas adoptadas con la inserción de tecnologías de cibercultura cambian el trabajo y producto del periodismo de moda. El objeto de análisis se basó en entrevistas a periodistas de reconocidos vehículos en el rubro (revista Vogue, de los sitios web FFW y Business of Fashion y de los editores de moda de los periódicos Folha de S. Paulo y O Estado de S. Paulo), publicado en 2019 en la plataforma FFW, especializada en cobertura de moda en Brasil. Metodológicamente, la investigación hace uso de la Tetrad de McLuhan (Mcluhan; Mcluhan, 1998), estrategia que ya ha sido establecida en estudios que buscan investigar cómo las tecnologías interfieren en el sistema social. De manera concluyente, el estudio muestra cómo las redes sociales interfieren en la rutina del periodismo especializado en moda, cambiando incluso el enfoque y función de textos ya establecidos.

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Biografía del autor/a

Thaisa Bueno, UFMA

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Jornalista. Coordena o grupo de pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber), na Universidade Federal do Maranhão; e integra o grupo de pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria com a UFMS. Atualmente écoordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação na UFMA de Imperatriz. 

Letícia Conceição Cardoso, UFMA

Doutora em Comunicação (2016) pela PUC-RS (bolsista da Capes). Mestre em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Federal do Maranhão (bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão - FAPEMA). Graduou-se em Comunicação Social - Jornalismo (2004) na UFMA e em Letras (2003) na Universidade Estadual do Maranhão. Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMA, onde coordena o projeto de pesquisa "Metodologias de Pesquisa em Estudos Culturais: um olhar comunicacional sobre as culturas populares no MA", financiado pela FAPEMA (Edital Universal 2018) e com 2 bolsistas de iniciação científica (PIBIC). O projeto é ligado ao OBEEC - Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação, certificado pelo CNPQ. Também é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/Mestrado da UFMA - Imperatriz. Autora do livro "O teatro do poder: cultura e política no Maranhão", publicado pela EDUFMA (2013; 2017). Tem experiência nos temas: comunicação e cultura; estudos culturais; identidades e representações; relações de poder, política e cultura; cultura popular; teoria das mediações; metodologia de pesquisa em comunicação; jornalismo; políticas públicas de cultura.

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Publicado

2023-12-01

Cómo citar

Bueno, T., & Cardoso, L. C. (2023). EL IMPACTO DE DIGITAL EN EL PERIODISMO DE MODA. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 22(49). https://doi.org/10.5902/2175497774395

Número

Sección

Convergência e Distribuição Multiplataforma: reconfigurações da indústria criativa