A perspectiva crítica das relações públicas como possibilidade de renovação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497771203Palavras-chave:
Relações Públicas Críticas, Ambiguidades, ExcelênciaResumo
O artigo aborda a corrente internacional nomeada Relações Públicas Críticas, entendendo-a como promissora para potencializar a renovação teórica no campo nacional. Ancorado em uma ampla revisão de literatura, o texto explora as origens do pensamento crítico e sua proposta de refletir sobre os impactos das práticas de relações públicas nas dinâmicas socioculturais e nas disputas de sentido e poder. Em seguida, argumenta sobre dois pontos de contribuição de tal perspectiva: (a) o rompimento do isolamento teórico da área, a partir de uma ampliação dos arcabouços conceituais e das temáticas investigadas; (b) a superação do isolamento social das relações públicas, reconhecendo as ambiguidades inerentes à atividade.
Downloads
Referências
ALDOORY, L. A (re)conceived feminist paradigm for public relations: A case for substantial improvement. Journal of Communication. V. 55, n. 4, p. 668-684. 2005.
BERGER, B. Power over, power with, and power to relations: Critical reflections on public relations, the dominant coalition and activism. Journal of Public Relations Research. V. 12, n. 1, p. 3-22. 2005.
BROWN, R. Myth of symmetry: Public relations as cultural styles. Public Relations Review. V. 32, n. 3, p. 206-212. 2006.
CURTIN, P.; GAITHER, K. Globalization and public relations in postcolonial nations: Challenges and opportunities. Amherst, NY: Cambria Press, 2012.
DEMETRIOUS, K. Public relations, activism and social change: Speaking up. New York, NY: Routledge, 2013.
DEMETRIOUS, K. Sanitizing or Reforming PR? Exploring ‘trust’ and the emergence of critical public relations. In: L’ETANG, J.; MCKIE, D.; NANCY, S.; XIFRA, J. (Eds.). The Routledge Handbook of Critical Public Relations. New York, NY: Routledge, 2016.
DUTTA, M.; PAL, M. Public relations and marginalization in a global context: A post-colonial critique. In: BARDHAN, N.; WEAVER, C. (Eds.). Public relations in global cultural contexts: Multi-paradigmatic perspectives. P. 195-225. New York, NY: Routledge, 2011.
EDWARDS, L. An historical overview of the emergence of critical thinking in PR. In: L’ETANG, J.; MCKIE, D.; NANCY, S.; XIFRA, J. (Eds.). The Routledge Handbook of Critical Public Relations. New York, NY: Routledge, 2016.
EDWARDS, L. PR practitioners’ cultural capital: An initial study and implications for research and practice. Public Relations Review. V. 34, n. 4, p. 367-372. 2008.
EDWARDS, L. The Role of Public Relations in Deliberative Systems. Journal of Communication. V. 66, n. 1, p. 60-81. 2016.
EDWARDS, L.; HODGES, C. (Eds). Public relations, society and culture: Theoretical and empirical explorations. London, UK: Routledge, 2011.
ELWOOD, W. (Ed.). Public Relations Inquiry as Rethorical Criticism: Case studies of corporate discourse and social influence. London: Praeger, 1995.
FITCH, K. Feminism and Public Relations. In: L’ETANG, J.; MCKIE, D.; NANCY, S.; XIFRA, J. (Eds.). The Routledge Handbook of Critical Public Relations. New York, NY: Routledge, 2016.
GIDDENS, A. The consequences of modernity. Cambridge, UK: Polity Press, 1995.
GRUNIG, J. (Ed.). Excellence in public relations and communication management. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1992.
HEATH, R. (Ed.). Handbook of Public Relations. London: Sage, 2001.
HENRIQUES, M. Relações Públicas: o futuro da atividade é o futuro da profissão? Organicom. V. 6, n. 10/11, p. 128-133. 2009.
HENRIQUES, M.; SILVA, D. Mudanças Climáticas: uma questão de relações públicas? Chasqui, v. 136, p. 145-160, 2017.
HOLTZHAUSEN, D. Postmodern values in public relations. Journal of Public Relations Research. V. 12, n. 1, p. 93– 114. 2000.
HOLTZHAUSEN, D. Public relations as activism: Postmodern approaches to theory and practice. New York, NY: Routledge, 2012.
IHLEN, O. Critical Rhetorical and Public Relations. In: L’ETANG, J.; MCKIE, D.; NANCY, S.; XIFRA, J. (Eds.). The Routledge Handbook of Critical Public Relations. New York, NY: Routledge, 2016.
IHLEN, O.; VAN RULER, B.; & FREDRIKSSON, M. (Eds). Public relations and social theory: Key figures and concepts. New York, NY: Routledge, 2009.
L’ETANG, J. Critical public relations: Some reflections. Public Relations Review. V. 31, n. 4, p. 521-526. 2005.
L’ETANG, J.; MCKIE, D.; SNOW, N.; XIFRA, J. (Eds.). The Routledge Handbook of Critical Public Relations. New York: Roultedge. 2016.
L’ETANG, J.; PIECZKA, M. (Eds.). Critical perspectives in public relations. London, UK: International Thomson Business Press. 1996.
L’ETANG, J.; PIECZKA, M. (Eds.). Public relations, critical perspectives and contemporary practice. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. 2006.
LEMOS, E. A era pós-disciplinar e o ambiente contemporâneo de relações públicas. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, 2017.
MCKIE, D. Updating Public Relations: “New Science", Research Paradigms, and Uneven Developments. In: HEATH, R. (Ed.). Handbook of Public Relations. London: Sage, 2001.
MCKIE, D.; MUNSHI, D. Reconfiguring public relations: Ecology, equity and enterprise. London, UK: Routledge, 2007.
MCKIE, D.; MUNSHI, D. Theoretical holes: A partial A to Z of missing critical thought in public relations. In: HEATH, R.; TOTH, E.; WAYMER, D. (Eds.). Rhetorical and critical approaches to public relations II. P. 61-75. New York, NY: Routledge, 2009.
MICKEY, T. Desconstructing Public Relations. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2003.
MOLONEY, K. Rethinking Public Relations: PR Propaganda and Democracy. New York: Routledge. 2006.
MOLONEY, K. Rethinking Public Relations: The spin and the substance. New York: Routledge, 2000.
MORROW, R.; BROWN, D. Critical theory and methodology. London, Sage. 1994.
MOTION, J.; LEITCH, S. Critical Discourse Analysis: A search for meaning and power. In: L’ETANG, J.; MCKIE, D.; NANCY, S.; XIFRA, J. (Eds.). The Routledge Handbook of Critical Public Relations. New York, NY: Routledge, 2016.
MOTION, J.; WEAVER, C. A discourse perspective for CPR research: Life sciences network and the battle for truth. Journal of Public Relations Research. V. 17, n.1, p. 49– 67. 2005.
MOURÃO, I. A construção do saber-prática discursiva da Comunicação Organizacional no Brasil. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.
PERUZZO, C. Relações Públicas no Modo de Produção Capitalista. São Paulo: Summus, 1986.
PIECZKA, M. Dialogue and Critical Public Relations. In: L’ETANG, J.; MCKIE, D.; NANCY, S.; XIFRA, J. (Eds.). The Routledge Handbook of Critical Public Relations. New York, NY: Routledge, 2016.
RAMSEY, P. The Public Sphere and PR: Deliberative democracy and agonistic pluralism. In: L’ETANG, J.; MCKIE, D.; NANCY, S.; XIFRA, J. (Eds.). The Routledge Handbook of Critical Public Relations. New York, NY: Routledge, 2016.
SILVA, D. Astroturfing: Lógicas e dinâmicas de manifestações de públicos simulados. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2015.
SILVA, D. Fraturas na Excelência: o apagamento das ambiguidades das Relações Públicas. Organicom, v. 15, n. 29, p. 112-122, 2018.
TAYLOR, M. Public relations in the d of civil society. In: HEATH, R. (Ed.). The SAGE handbook of public relations. Thousand Oaks, CA: Sage, 2010.
WAYMER, D. (Ed.). Culture, social class and race in public relations: Perspectives and applications. Plymouth, UK: Lexington Books, 2012.
WAYMER, D.; HEATH, R. Critical Race and Public Relations: The case of environmental racism and risk bearer agency. In: L’ETANG, J.; MCKIE, D.; NANCY, S.; XIFRA, J. (Eds.). The Routledge Handbook of Critical Public Relations. New York, NY: Routledge, 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.