Cultura política e Fake News nas eleições presidenciais 2018 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497770486

Palavras-chave:

Cultura Política, Meios conectivos, Fake News

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a emergência das Fake News a partir do episódio das eleições presidenciais de 2018 e sua relação com a cultura política brasileira. Propõe pensar os desafios para a comunicação considerando: 1) a crise de confiança nas instituições políticas, a desconfiança na mídia tradicional e ascensão dos meios conectivos; 2) o descontentamento com a democracia enquanto sistema representativo e 3) a facilidade na publicação e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais pelo cidadão comum, sem a responsabilização pela falta de acuidade da informação, e gerando desregulação no ambiente informacional. Analisamos estas questões dos dados obtidos por ocasião da 7ma onda da Pesquisa Mundial de Valores realizada no Brasil durante o ano 2018.

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Biografia do Autor

Sofia Vizcarra Castillo, Universidade do Vale do Rio Sinos

Professora Assistente da Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS). Doutora em Sociologia e mestre em Ciência Política pela PUCP e bacharel em estudos ibero-americanos e mestre em Relações Internacionais por Sciences Po Paris. Membro do grupo “Pesquisa Mundial de Valores (WVS)” (UFRGS-CNPQ) e do grupo de Política Externa Peruana (PUCP). Tem experiência no setor público nas áreas de segurança pública e política de drogas.

Fabiana Piccinin, Universidade Federal de Santa Catarina

Profa. Departamento de Jornalismo (UFSC)
Profa. PPGJOR - Mestrado e Doutorado em Jornalismo (UFSC)

Henrique Carlos de Oliveira de Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciência Política. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor convidado da Universidad Técnica Privada de Loja (UTPL), Equador. Diretor Nacional da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) no Brasil. Brazilian Fulbright Distinguished Chair in Democracy and Human Development, University of Notre Dame, EUA (2016). Pós-doutorado na École des hautes études en science sociales, Paris, França (2010-11). Estágio doutoral na Universidade de Michigan, EUA (1999). Ex-professor na Universidade de Brasília (UnB). Bolsista PQ CNPq - Nível 2.

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Publicado

26-09-2022

Como Citar

Castillo, S. V., Piccinin, F., & Castro, H. C. de O. de. (2022). Cultura política e Fake News nas eleições presidenciais 2018 no Brasil . Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(46). https://doi.org/10.5902/2175497770486

Edição

Seção

Artigos Livres