Feminicídio e mídia: análise das notícias na mídia on-line em Campinas Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497769900Palavras-chave:
Violência contra a mulher, Violência de gênero, Meios de comunicação de massaResumo
A violência letal contra a mulher tem ganhado cada vez mais a atenção dos meios de comunicação digitais. Mediante um estudo de caráter descritivo e documental pretende-se analisar a proporção de casos de homicídios noticiados do total de mortes de mulheres moradoras da cidade de Campinas durante o período 2000-2019 e realizar uma análise de conteúdo dos casos classificados como feminicídios. Foram utilizados dados do Sistema de Informação de Mortalidade e realizaram-se buscas das notícias sobre as mortes na mídia on-line. Durante os 20 anos de estudo, foram registrados 560 homicídios femininos, dos quais 20,2% foram noticiados. O uso do termo feminicídio, a Lei 13.104, assim como a divulgação dos canais de denúncia e apoio para mulheres em situação de violência doméstica foram precários nas notícias. No texto os achados são discutidos à luz da saúde coletiva e da comunicação.
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