Contato entre jornal e leitor muda em função dos dispositivos midiáticos e do processo de midialização

Autores

  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549775667

Palavras-chave:

Jornalismo impresso, interação,

Resumo

As práticas sociais estão mudando em função da ambiência gerada pelo processo de midiatização da sociedade. Nesse contexto, emergem outros modos de se fazer jornalismo que passa a ser cada vez mais atravessado pela tecnointeração. O objetivo do artigo é mostrar o funcionamento dos dispositivos midiáticos dos jornais gaúchos Diário de Santa Maria (DSM) e A Razão (AR) para contatar os seus leitores. Para tal, além de revisão bibliográfica foram descritos os jornais e suas mídias digitais, feitas observações nas redações e realizadas entrevistas com jornalistas, editores de seção e editores-chefe. As observações e entrevistas foram realizadas de 6 de junho a 12 de julho de 2011. Nota-se que a lógica interacional entre o jornal e os leitores muda através da oferta de um outro contrato de leitura, mas esse processo está em desenvolvimento e ocorre em distintos estágios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do curso de ComunicaçãoSocial – Jornalismo. Jornalista (1999) e mestre (2002) pela UFSM e doutora (2007) em Ciências da Comunicação pela Unisinos.

Downloads

Publicado

10-07-2012

Como Citar

Borelli, V. (2012). Contato entre jornal e leitor muda em função dos dispositivos midiáticos e do processo de midialização. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(21). https://doi.org/10.5902/217549775667

Edição

Seção

Dossiê Temático: Comunicação no ambiente da web