Cultura e relações de trabalho na comunicação organizacional: (im)possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497747841

Palavras-chave:

, comunicação, cultura organizacional, relações de trabalho

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como os funcionários de uma organização calçadista da região do Vale dos Sinos/RS percebem os elementos simbólicos da cultura organizacional, a partir da comunicação nas relações de trabalho. A hipótese levantada é a de que os elementos culturais percebidos por cada funcionário são divergentes em função das relações de trabalho e/ou relações sociais de cada um. Esta pesquisa exploratória qualitativa, utilizou-se das técnicas bibliográfica, documental, pesquisa de observação participante e entrevista em profundidade. Identificou-se que os funcionários com maior tempo de empresa, ou com relações de trabalho mais consolidadas, fazem parte de um mesmo grupo, que carregam consigo elementos culturais antigos que, em alguns momentos, se misturam com os novos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Delevati Colpo, Universidade Federal da Paraíba

Caroline Delevati Colpo, Doutora em Comunicação Social: linha de pesquida Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos nas Mídias e na Comunicação das Organizações na PUC/RS. Mestre em Desenvolvimento Regional na UNISC e graduada em Relações Públicas na UFSM. Professora do Departamento de Comunicação e do PPGC da  UFPB.

Vanessa Mauer, Universidade Feevale/RS

Relações Públicas pela Universidade Feevale/RS

Referências

CHANLAT, Jean- François. O indivíduo na organização: Dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 1996.

DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. IN: DUARTE, Jorge. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2008.

FIGARO, Roseli. Relações de comunicação no mundo do trabalho e a comunicação das organizações. IN:KUNSCH, Margarida. A comunicação como fator humano nas organizações. São Caetano do Sul, SP: Difusão editora, 2010.

FIGARO, Roseli. Comunicação e trabalho: implicações teórico-metodológicas. Galaxia (São Paulo, online), ISSN 1982-2553, n. 39, set-dez., 2018, p. 177-189

FLEURY, Maria Teresa Leme. Cultura e Poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1996.

FORTES, Waldyr G. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus, 2003.

FREITAS, Maria Ester de. Cultura Organizacional: formação, tipologias e impactos. São Paulo: Makron/ McGraw-Hill, 1991.

FERITAS, Maria Ester de. Cultura Organizacional – Evolução crítica. São Paulo: Cengage Learning 2012.

GRUNIG, James E. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamento. 2.ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2011.

HOFSTEDE, Geert. Culturas e Organizações - Compreender a nossa programação mental. 1 ed. Síbalo, Lda. International (UK) Limited, 1991.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.

MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. São Caetano: Difusão Editora, 2008.

SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas S.A, 2009.

SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Trad. de Zélia Leal Adhirni. Brasília: Editora UnB, 2004.

WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Trad. de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre. Sulina 2010.

Downloads

Publicado

26-09-2022

Como Citar

Colpo, C. D., & Mauer, V. (2022). Cultura e relações de trabalho na comunicação organizacional: (im)possibilidades. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(46). https://doi.org/10.5902/2175497747841

Edição

Seção

Artigos Livres