Cultura e relações de trabalho na comunicação organizacional: (im)possibilidades

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497747841

Parole chiave:

, comunicação, cultura organizacional, relações de trabalho

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar como os funcionários de uma organização calçadista da região do Vale dos Sinos/RS percebem os elementos simbólicos da cultura organizacional, a partir da comunicação nas relações de trabalho. A hipótese levantada é a de que os elementos culturais percebidos por cada funcionário são divergentes em função das relações de trabalho e/ou relações sociais de cada um. Esta pesquisa exploratória qualitativa, utilizou-se das técnicas bibliográfica, documental, pesquisa de observação participante e entrevista em profundidade. Identificou-se que os funcionários com maior tempo de empresa, ou com relações de trabalho mais consolidadas, fazem parte de um mesmo grupo, que carregam consigo elementos culturais antigos que, em alguns momentos, se misturam com os novos.

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Biografie autore

Caroline Delevati Colpo, Universidade Federal da Paraíba

Caroline Delevati Colpo, Doutora em Comunicação Social: linha de pesquida Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos nas Mídias e na Comunicação das Organizações na PUC/RS. Mestre em Desenvolvimento Regional na UNISC e graduada em Relações Públicas na UFSM. Professora do Departamento de Comunicação e do PPGC da  UFPB.

Vanessa Mauer, Universidade Feevale/RS

Relações Públicas pela Universidade Feevale/RS

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Pubblicato

2022-09-26

Come citare

Colpo, C. D., & Mauer, V. (2022). Cultura e relações de trabalho na comunicação organizacional: (im)possibilidades. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(46). https://doi.org/10.5902/2175497747841

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres