CORDEL BRASILEIRO: MATERIALIDADES DA VOZ E DO CORPO EM PERFORMANCE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497743932Palavras-chave:
Cordel, Performance, OralidadeResumo
Este trabalho é uma reflexão teórica sobre os traços de oralidade que caracterizam a poesia de cordel, suas narrativas e performances. Esta discussão está apoiada em Ong (1990), sobre oralidade, e Zumthor (2014) em torno da ideia de performance. Ambos nos conduzem à ideia da co-presença de Gumbrecht (2010), trabalhada aqui no caso dos improvisos poéticos. Percebemos que a poesia de cordel transcende os suportes e se manifesta como uma textualidade, cujas definições – abertas – estão situadas nos processos das memórias, tradições e das relações que emergem no texto em ação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.