CORDEL BRASILEIRO: MATERIALIDADES DA VOZ E DO CORPO EM PERFORMANCE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497743932

Keywords:

Cordel, Performance, Oralidade

Abstract

Este trabalho é uma reflexão teórica sobre os traços de oralidade que caracterizam a poesia de cordel, suas narrativas e performances. Esta discussão está apoiada em Ong (1990), sobre oralidade, e Zumthor (2014) em torno da ideia de performance. Ambos nos conduzem à ideia da co-presença de Gumbrecht (2010), trabalhada aqui no caso dos improvisos poéticos. Percebemos que a poesia de cordel transcende os suportes e se manifesta como uma textualidade, cujas definições – abertas – estão situadas nos processos das memórias, tradições e das relações que emergem no texto em ação.

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Author Biography

Maria Gislene Carvalho Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto/Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Published

2021-05-20

How to Cite

Carvalho Fonseca, M. G. (2021). CORDEL BRASILEIRO: MATERIALIDADES DA VOZ E DO CORPO EM PERFORMANCE. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 20(42). https://doi.org/10.5902/2175497743932

Issue

Section

Ler amanhã: Pesquisa, textos e práticas editoriais