CORDEL BRASILEIRO: MATERIALIDADES DA VOZ E DO CORPO EM PERFORMANCE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497743932

Mots-clés :

Cordel, Performance, Oralidade

Résumé

Este trabalho é uma reflexão teórica sobre os traços de oralidade que caracterizam a poesia de cordel, suas narrativas e performances. Esta discussão está apoiada em Ong (1990), sobre oralidade, e Zumthor (2014) em torno da ideia de performance. Ambos nos conduzem à ideia da co-presença de Gumbrecht (2010), trabalhada aqui no caso dos improvisos poéticos. Percebemos que a poesia de cordel transcende os suportes e se manifesta como uma textualidade, cujas definições – abertas – estão situadas nos processos das memórias, tradições e das relações que emergem no texto em ação.

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Biographie de l'auteur-e

Maria Gislene Carvalho Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto/Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publié-e

2021-05-20

Comment citer

Carvalho Fonseca, M. G. (2021). CORDEL BRASILEIRO: MATERIALIDADES DA VOZ E DO CORPO EM PERFORMANCE. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(42). https://doi.org/10.5902/2175497743932

Numéro

Rubrique

Ler amanhã: Pesquisa, textos e práticas editoriais