Internet, transmídia e audiência participativa no universo das emissoras de TV aberta brasileiras

Autores

  • Karla Caldas Ehrenberg Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP
  • Rogério Furlan de Souza Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497737383

Palavras-chave:

Internet, Transmídia, Audiência televisiva

Resumo

A consolidação da internet e de novas plataformas midiáticas possibilitou o surgimento de canais diferenciados para a produção e o consumo de produtos de entretenimento. Sob essa ótica, este artigo tem por objetivo identificar como as plataformas comunicacionais transmidiáticas influenciam o comportamento da audiência, bem como as produções dos canais de tv abertos brasileiros. Para isso, foram realizadas análises qualitativas sobre a influência do internauta no conteúdo dos reality shows Master Chef e SuperStar, transmitidos pelas emissoras Globo e Bandeirantes, e sobre as estratégias da TV Globo na criação, produção e exibição da série Supermax. Os estudos revelaram que as emissoras buscam expandir seus conteúdos para diferentes plataformas e levam em consideração a atividade da audiência conectada, porém, a participação do telespectador ainda não é capaz de interferir em todos os processos de produção.

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Biografia do Autor

Karla Caldas Ehrenberg, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, na área de concentração Processos Comunicacionais, linha de pesquisa Comunicação Mercadológica e Institucional. Jornalista formada pela UMESP e Especialista em Jornalismo e Segmentação Editorial pela PUC-Campinas. É docente do UNASP- Centro Universitário Adventista de São Paulo, nos cursos de graduação em Jornalismo e Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda e Rádio e TV, ministrando disciplinas como Iniciação Científica, Comunicação Corporativa, Convergência e Interatividade Digital e Webjornalismo. No MBA de Comunicação Corporativa Denominacional, na mesma instituição, ministra a disciplina Comunicação em Redes Sociais. No âmbito da Pós Graduação também atua como professora convidada na Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios Corporativos da Universidade La Salle, ministrando a disciplina Marketing Digital e Mídias Sociais. Desenvolve pesquisas nas áreas de comunicação organizacional (institucional e mercadológica), comunicação digital em ambientes hipermidiáticos e esporte, tendo publicações em livros e eventos científicos nacionais e internacionais. Atua como coordenadora do grupo de estudos Gecim, do Unasp, e como pesquisadora do Gepecom da EEFE, da USP. Atuou como coordenadora de redação de revistas na área de arquitetura e decoração da Editora Escala e possui experiência na área de comunicação empresarial, desenvolvendo conteúdos de comunicação institucional e ações de assessoria de imprensa.

Rogério Furlan de Souza, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, possui graduação em Rádio e Televisão pela mesma instituição e Especialização em Comunicação em Marketing pela METROCAMP/IBMEC - Campinas. Recebeu, em 2005, a certificação do ATC Apple/Metodista em Mac OS X, Final Cut Pro e DVD Studio Pro. Tem experiência nas áreas de roteiro, produção, edição, captação e direção de imagens. Atuou na TV UOL, TV Unifesp, SBT e em eventos como Jogos Para-Panamericanos México 99, Panamericanos Rio 2007, UNCTAD XI, São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Casa dos Artistas II e Fórum Social Mundial. Foi professor do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista por 16 anos. Atualmente é diretor de audiovisual da RK28 Comunicação e docente nas seguintes instituições de ensino superior: Faculdade Cásper Líbero (curso de Rádio e TV) e Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, nos Campi EC/HT (Comunicação Social: Rádio/TV e Publicidade e Propaganda). Na área acadêmica, coordenou Agências Experimentais, projetos de Conclusão de Curso e participou de Congressos e Bancas Avaliadoras. Destaque para o envolvimento na criação do projeto pedagógico do curso de Rádio e TV do UNASP | EC, bem como na concepção e coordenação dos Projetos Integrados desenvolvidos em cada semestre.

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Publicado

02-06-2019

Como Citar

Ehrenberg, K. C., & Souza, R. F. de. (2019). Internet, transmídia e audiência participativa no universo das emissoras de TV aberta brasileiras. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497737383

Edição

Seção

TICs como prática social