O ENSINO E A APRENDIZAGEM ANTES DO CURSO SUPERIOR EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O PARADIGMA DO ENSINO PELA PRÁTICA (1900 - 1960)

Autores

  • Igor Aparecido Dallaqua Pedrini Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI) http://orcid.org/0000-0002-7911-0768
  • Silvana Malusá Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497731456

Palavras-chave:

Docência Universitária, Ensino, Publicidade e Propaganda

Resumo

Resumo: Com o questionamento sobre como a profissão publicitária fora aprendida no Brasil, este artigo buscou conhecer os aspectos e características de como se deu o ensino da Publicidade e Propaganda, antes do surgimento dos primeiros Cursos Superiores na área, compreendendo, assim, o período que abrange os anos de 1900 a 1960. Por meio de análise de bibliografia e documentos que tratavam da história da profissão publicitária, buscou-se indícios que demonstrassem características de como ocorria o processo de ensino do profissional da publicidade e propaganda e as ideações sobre o professor-publicitário. Notou-se a existência do paradigma de ensino centrado na prática da profissão.

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Biografia do Autor

Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI)

Publicitário, Mestre em Ciência da Informação, Doutor em Educação. Docente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Adamantina.

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

PHD em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Coordenadora Pedagógica DINTER/UFU/UFPI.

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Publicado

09-05-2020

Como Citar

Pedrini, I. A. D., & Malusá, S. (2020). O ENSINO E A APRENDIZAGEM ANTES DO CURSO SUPERIOR EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O PARADIGMA DO ENSINO PELA PRÁTICA (1900 - 1960). Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(39). https://doi.org/10.5902/2175497731456

Edição

Seção

Artigos Livres