O ENSINO E A APRENDIZAGEM ANTES DO CURSO SUPERIOR EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O PARADIGMA DO ENSINO PELA PRÁTICA (1900 - 1960)

Authors

  • Igor Aparecido Dallaqua Pedrini Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI) http://orcid.org/0000-0002-7911-0768
  • Silvana Malusá Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497731456

Keywords:

Docência Universitária, Ensino, Publicidade e Propaganda

Abstract

Resumo: Com o questionamento sobre como a profissão publicitária fora aprendida no Brasil, este artigo buscou conhecer os aspectos e características de como se deu o ensino da Publicidade e Propaganda, antes do surgimento dos primeiros Cursos Superiores na área, compreendendo, assim, o período que abrange os anos de 1900 a 1960. Por meio de análise de bibliografia e documentos que tratavam da história da profissão publicitária, buscou-se indícios que demonstrassem características de como ocorria o processo de ensino do profissional da publicidade e propaganda e as ideações sobre o professor-publicitário. Notou-se a existência do paradigma de ensino centrado na prática da profissão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI)

Publicitário, Mestre em Ciência da Informação, Doutor em Educação. Docente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Adamantina.

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

PHD em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Coordenadora Pedagógica DINTER/UFU/UFPI.

Published

2020-05-09

How to Cite

Pedrini, I. A. D., & Malusá, S. (2020). O ENSINO E A APRENDIZAGEM ANTES DO CURSO SUPERIOR EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O PARADIGMA DO ENSINO PELA PRÁTICA (1900 - 1960). Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 19(39). https://doi.org/10.5902/2175497731456

Issue

Section

Free Articles