O ENSINO E A APRENDIZAGEM ANTES DO CURSO SUPERIOR EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O PARADIGMA DO ENSINO PELA PRÁTICA (1900 - 1960)

Autori

  • Igor Aparecido Dallaqua Pedrini Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI) http://orcid.org/0000-0002-7911-0768
  • Silvana Malusá Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497731456

Parole chiave:

Docência Universitária, Ensino, Publicidade e Propaganda

Abstract

Resumo: Com o questionamento sobre como a profissão publicitária fora aprendida no Brasil, este artigo buscou conhecer os aspectos e características de como se deu o ensino da Publicidade e Propaganda, antes do surgimento dos primeiros Cursos Superiores na área, compreendendo, assim, o período que abrange os anos de 1900 a 1960. Por meio de análise de bibliografia e documentos que tratavam da história da profissão publicitária, buscou-se indícios que demonstrassem características de como ocorria o processo de ensino do profissional da publicidade e propaganda e as ideações sobre o professor-publicitário. Notou-se a existência do paradigma de ensino centrado na prática da profissão.

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Biografie autore

Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI)

Publicitário, Mestre em Ciência da Informação, Doutor em Educação. Docente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Adamantina.

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

PHD em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Coordenadora Pedagógica DINTER/UFU/UFPI.

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Pubblicato

2020-05-09

Come citare

Pedrini, I. A. D., & Malusá, S. (2020). O ENSINO E A APRENDIZAGEM ANTES DO CURSO SUPERIOR EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O PARADIGMA DO ENSINO PELA PRÁTICA (1900 - 1960). Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(39). https://doi.org/10.5902/2175497731456

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres