Humor e inclusão de temas de interesse público em uma obra em espalhamento: uma análise do caso Olimpíadas 2016
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497728913Palavras-chave:
Profanação, Participação, Redes Sociais, Humor.Resumo
Parte-se dos distintos modos de circulação da peça Olimpíadas 2016, entendida aqui como uma obra narrativa midiática. Para além do modo convencional, no qual meios tradicionais veiculam/repercutem a realização do evento esportivo, múltiplos discursos públicos se agregam na formação dialógica de um conteúdo em espalhamento na rede. A profanação midiática se destaca como um movimento político de retomada do controle comunicativo, que se manifesta ao longo de um processo de adaptação participativa através de diferentes plataformas. O humor surge como uma expressão conveniente para a investigação de um modo mais desordeiro de ressignificação agenciada por interagentes que interagem com a peça em questão. Neste sentido, quatro casos foram selecionados visando 1) abordar a capacidade de incorporação de pautas sociais à obra em questão pelo uso do humor e 2) a promoção de tais pautas na esfera de visibilidade pública.
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